x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 262

Mei dúvidas - pf-pj/teto/ganhos/entrada/saída/patrimônio

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 1 , Redator(a) Publicitário
há 6 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2018 | 09:04

Bom dia, pessoal!

Sou novo aqui no fórum, meu primeiro post e lá vai algumas dúvidas em que já andei de contador em contador, e por incrível que pareça, cada um diz uma coisa diferente e me indica um caminho diferente.

Minha profissão: Publicitário Freelance e Professor Particular.

Este ano, em janeiro, fiz a abertura do meu MEI, para poder dar origem a meus ganhos, pagar os tributos a que devo etc..


Vamos lá:

1 - Devo seguir recebendo por conta pessoa física ou o melhor é abrir uma conta pessoa jurídica?

Aliado a essa pergunta, vem outra. Eu trabalho 99% com PF, por isso, além de não gerar nota, recebo o valor em mãos. Algum problema todo mês eu pegar meu lucro (ex.: 5.000) e depositar em minha conta pessoa jurídica?


2 - Aqui vai a grande confusão - O dinheiro em que eu ganhar como MEI, já é um valor devidamente tributado e que eu posso utilizar para fins pessoais?

Vamos ao exemplo:

Todo mês eu deposito um valor aproximado de 5.000 em minha conta Jurídica (meu lucro mensal), ao final do mês terei em torno de 60.000 em minha conta. (Aqui a melhor solução é tirar para pessoa Física ou posso deixar lá mesmo?).

Então, digamos que em 3 anos, eu acumulei uma valor de 200.000 em minha conta pessoa jurídica, fruto dos lucros de meus Freelas e minhas aulas particulares. Posso pegar este valor e comprar um imóvel? Qual essa distinção entre a Física e a Jurídica? No caso, quem está comprando é o Leonardo pessoa Física mas com o valor do que o Leonardo pessoa Jurídica juntou. (por não ter sócio nem nada, são a mesma pessoa, obviamente)


Desde já agradeço a ajuda e peço desculpa pelas longas dúvidas.
Mas realmente é um assunto bem "complexo" para mim, mesmo eu chegando em um contador e em 5 minutos ele diz "isso, isso e isso" e tchau.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade