Leonardo
Iniciante DIVISÃO 1 , Redator(a) PublicitárioBom dia, pessoal!
Sou novo aqui no fórum, meu primeiro post e lá vai algumas dúvidas em que já andei de contador em contador, e por incrível que pareça, cada um diz uma coisa diferente e me indica um caminho diferente.
Minha profissão: Publicitário Freelance e Professor Particular.
Este ano, em janeiro, fiz a abertura do meu MEI, para poder dar origem a meus ganhos, pagar os tributos a que devo etc..
Vamos lá:
1 - Devo seguir recebendo por conta pessoa física ou o melhor é abrir uma conta pessoa jurídica?
Aliado a essa pergunta, vem outra. Eu trabalho 99% com PF, por isso, além de não gerar nota, recebo o valor em mãos. Algum problema todo mês eu pegar meu lucro (ex.: 5.000) e depositar em minha conta pessoa jurídica?
2 - Aqui vai a grande confusão - O dinheiro em que eu ganhar como MEI, já é um valor devidamente tributado e que eu posso utilizar para fins pessoais?
Vamos ao exemplo:
Todo mês eu deposito um valor aproximado de 5.000 em minha conta Jurídica (meu lucro mensal), ao final do mês terei em torno de 60.000 em minha conta. (Aqui a melhor solução é tirar para pessoa Física ou posso deixar lá mesmo?).
Então, digamos que em 3 anos, eu acumulei uma valor de 200.000 em minha conta pessoa jurídica, fruto dos lucros de meus Freelas e minhas aulas particulares. Posso pegar este valor e comprar um imóvel? Qual essa distinção entre a Física e a Jurídica? No caso, quem está comprando é o Leonardo pessoa Física mas com o valor do que o Leonardo pessoa Jurídica juntou. (por não ter sócio nem nada, são a mesma pessoa, obviamente)
Desde já agradeço a ajuda e peço desculpa pelas longas dúvidas.
Mas realmente é um assunto bem "complexo" para mim, mesmo eu chegando em um contador e em 5 minutos ele diz "isso, isso e isso" e tchau.