x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 275

Extravio em produtos em demonstração

Simony Paes

Simony Paes

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 10:52

Bom dia.

Emiti uma nota em demonstração para um cliente, sem o destaque de ICMS. Passado o prazo dos 60 dias, foi necessário emitir uma nota complementar. Porém, após 20 dias do recolhimento do imposto, o cliente me informou que perdeu o equipamento.
Gostaria de saber se há uma legislação no qual diz que posso faturar esse equipamento para ele.

Alguém pode me ajudar?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 26 agosto 2018 | 16:39

Primeiramente é bom você saber que esse 60 dias de suspensão em material de demonstração não existe mais, agora material em demonstração o ICMS é suspenso por prazo indeterminado ( Ajuste SINIEF 08/2008). A nota fiscal é uma transferência de responsabilidade, ou seja, nesse período ele estava sob a responsabilidade do destinatário. Eu simplesmente perguntaria a ele como será feito este reembolso no valor do equipamento. Em relação à parte fiscal/contábil, fica da seguinte maneira: a empresa destinatária deverá emitir nota simbólica no CFOP 5.949/6949 sendo cópia fiel da nota de remessa e mencionando em dados adicionais o sinistro ocorrido. Neste caso você pode até exigir Boletim de Ocorrência. A baixa em seu estoque será dada como perda e prejuízo.

As montanhas da vida não existem apenas para que você chegue no topo, mas para que você aprenda o valor da escalada.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade