x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 251

Pagar despesa da empresa com um bem

Fernanda Nunes

Fernanda Nunes

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 09:49

Bom dia,

Preciso da ajuda de vocês. Temos um contrato de aluguel com uma empresa de 02 meses. No contrato ficou acertado que pagaríamos esses dois meses com uma moto que seria utilizada para sorteio.
Dúvidas:

1. Não temos a moto em nosso imobilizado.

2. Posso faturar essa moto diretamente para o sorteado? Ou seja, não teria uma nota fiscal de entrada dessa moto em nosso imobilizado, mas o dinheiro sairia do nosso caixa. Como eu vou justificar isso? Ao meu ver, essa forma está errada. Apenas o contrato justificaria?
Pergunto isso porque, nós não queríamos ter o custo de emplacar mas, a forma que vejo é, comprarmos o veiculo, emplacar, senão o sorteado não terá como fazer isso, porque precisa da placa do veículo.
Caso eu possa faturar a moto diretamente para o sorteado, como vou baixar a despesa de aluguel?

Para ficar mais claro:

Sou empresa A que tenho contrato de aluguel com empresa B e contrato firmado que o pagamento do aluguel será através de uma moto.Vou adquirir veículo da empresa C. Sorteado é o D.

A empresa A pode pagar veículo comprado da C e a nota fiscal sair direto para o D? Com essa transação, o aluguel com a B fica quitado?

Me ajudem, por favor.

Obrigada,

Bruno Portolan

Bruno Portolan

Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 17:29

Ótima Tarde Fernanda Erica,

Fiquei com algumas duvidas referente a operação.

1) Sua empresa pagara um aluguel de 2 meses com uma moto?
2) Essa moto sere utilizada para sorteio por outra empresa?

A responsabilidade da sua empresa seria vender a moto para a empresa B e B emitir a nota fiscal para o sorteado.

Contabilmente você não pode faturar um produto que não tem em sua empresa, você teria que comprar dar entrada mesmo que simbólico para poder emitir uma nota fiscal de venda para o sorteado.

Mesmo que você tenha um acordo de pagar o aluguel com uma moto, você não pondera lançar dessa forma na sua contabilidade, terá que lançar como se o pagamento fosse realizado em dinheiro, e vendido a moto e seu cliente dar entrada na moto como se estivesse comprado ela, desda forma uma operação zeraria a outra.

Att
Bruno Portolan

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade