Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 241

EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS/softwafe

RAFAELA GUIMARÃES

Rafaela Guimarães

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 10:21

Bom dia a todos!

Trabalho em um escritório de contabilidade e me deparei com uma situação que não tenho muito conhecimento.

Uma dos nossos cliente é optante pelo simples Nacional e efetuou uma venda para Angola, até onde sei é necessário uma Fatura Invoice e fechar o cambio com algum banco para fazer a conversão da moeda. Porém e quanto ao documento fiscal?

Alguém poderia me auxiliar passo a passo dessa operação ?

Ressalto que não terá exportação de objetos ou qualquer outro tipo de encomenda, apenas instalação do software no servidor do cliente lá em Luanda/Angola.

Agradeço antecipadamente.

Rafaela

Rafael Sato

Rafael Sato

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 11:45

Bom dia, Rafael!

Tudo ótimo?

A exportação é do direito de uso do software ou a empresa somente cobrará a asssistência técnica?

Se for o direito de uso, deverão fechar um câmbio com o NBS de direito de uso de software, se for a assistência vai como assistência técnica.

Sugestão: entra em contato com a corretora que eles explicarão o passo a passo para o recebimento desse dinheiro, até mesmo se for retido IRRF como fica o acordo de bitributação (caso tenha). Na prefeitura de SP deverá emitir uma NFS ou cessão de direito de uso ou de suporte técnico em informática.

Abraços!

Rafael Sato

Rafael Sato

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 13:48

Oi Rafaela,

Seria uma receita de exportação, não trabalho com o simples nacional, mas entendo que não terá PIS, COFINS e ISS (Apesar que há controversias quanto a lei 116 - Local do resultado).

Vale a menção ao SISCOSERV, cabe uma pesquisa para ver se as empresas do Simples Nacional estão obrigadas a esta declaração.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade