x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.322

Substituição Tributária

Matheus Barbosa Cremaschi

Iniciante DIVISÃO 2 , Bibliotecário(a)
há 16 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 17:30

Minha empresa está passando por um momento delicado e preciso de uma luz.

Nos sempre cobramos a Substituição Tributária (5.401) e 3 clientes começaram a reclamar deste imposto, eles alegam que não se enquadram nela Nós sabemos que eles não só transformam o produto em outro mas como revendem no varejo para pessoa física o nosso produto. Para evitar uma multa nos cobramos desde o início o imposto.

Eles são optantes pelo simples nacional.

Existe algum código que transfira essa responsabilidade de cobrar a Substituição Tributária la ponta?

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 17:35

Matheus,

Se eles utilizam no processo de "fabricação" do produto deles, não há incidência da ST.

Cerque-se de formalizações, correspondências, que o Cliente vai utilizar o seu produto no processo "produtivo dele".

Quando efetuar a venda, coloque em dados adicionais a informação da não incidência de ST devido a mercadoria seguir para uso na produção do destinatário.

Se tiver mais duvidas, poste na àrea de Legislação Estadual OK!

Abraços!

JLF

há 16 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 17:37

E o fato deles revenderem o nosso produto sem modifica-lo?

Eles são indústria e comércio. EU pedi a eles que me enviasse algumas notas.

1º Por ser Lajotas não existe um produto chamado lajes treliçadas ou seja esse produto não existe para o governo e ainda mais como produto final.

2º Em outras notas constam apenas lajotas

E por esse motivo cobramos a Substituição Tributária.

Mas existe alguma forma de mudarmos em nosa nota o CFOP 5.401 para outro que transfira esse IVA para a empresa deles?

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 17:42

Se REVENDEM tem que calcular a ST.

Uma sugestão é vocês emitirem 2 NF´s, uma para o CONSUMO e outra para a REVENDA.

Assim o Cliente não fica prejudicado e nem vocês, mas lembre-se de se cercar de segurança, solicite PEDIDOS separados deles, quanto mais informações vocês tiverem maior a segurança para vocês.

Afinal a responsabilidade pela ST é de vocês.

Abraços!

JLF

há 16 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 20:30

Eu trabalho em uma cerâmica (fábrica de lajes) e eu gostaria de saber se posso usar algum desses códigos para industrialização.

1.124 - Industrialização efetuada por outra empresa -Classificam-se neste código as entradas de mercadorias industrializadas por terceiros, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial. Quando a industrialização efetuada se referir a bens do ativo imobilizado ou de mercadorias para uso ou consumo do estabelecimento encomendante, a entrada deverá ser classificada nos códigos 1.551 - Compra de bem para o ativo imobilizado ou 1.556 - Compra de material para uso ou consumo.

ou

5.901- Remessa para industrialização por encomenda -Classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

OU existe outra forma?

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies