x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.284

IOF - cálculo

Leonardo Barbosa de Souza

Leonardo Barbosa de Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Economista
há 6 anos Terça-Feira | 4 setembro 2018 | 09:55

Oi gente, sou novo no fórum, muito prazer.

Eu estou com uma dúvida no método de cálculo do IOF sobre empréstimos. Eu tenho o valor final do IOF e de todos os fatores do empréstimo, que estão abaixo. Vocês conseguem me ajudar a entender o cálculo para esse número?

Valor depositado = 1848,11
Prazo 12 meses
Taxa de juros = 1,79 a.m
Valor do empréstimo: R$ 2.000
Tarifa de cadastro = 129,36, ou seja, 7% sobre o valor depositado
IOF = 22,52
Parcela mensal = 186,69

Como que a instituição chegou nesses R$ 22,52 da operação?

Se puderem e quiserem, enviem a planilha para @Oculto

Muito obrigado gente!

Leo

Laércio Andreiov da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 4 setembro 2018 | 14:05

Boa Tarde,

analisar em que situação a operação se encontra conforme IN 907 de 2009.

Em primeiro momento, esqueça informações no tocante a taxa de juros, TAC, etc. O IOF será calculado sobre o valor FINANCIADO e prazo, dependendo do tipo de empresa, pode ter alíquota zero no IOF linear (diário).

- IOF diário se pessoa física: 0,0082% a.d. limitado a 365 dias ->sobre valor financiado, período de contagem de dias: (Data liberação - Data de Vencimento).
- IOF adicional: 0,38% -> sobre o valor financiado.

Sem mais,

Laércio Andreiov

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 4 setembro 2018 | 14:52

Leonardo,

Valor financiado, é o que consta no contrato, verificar se o agente financeiro está descontando alguma coisa e/ou somando outros valores para financiar junto na operação de crédito. Mas via de regra, o IOF é sobre o recurso liberado na conta do cliente.

sendo pessoa jurídica, a alíquota de IOF diário é de 0,0041% sobre operações de empréstimos. Há particularidades dependendo da finalidade do crédito, etc.

Laércio Andreiov

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade