Bruno Ribeiro Silva
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBom dia pessoal, sobre a retenção de impostos em notas fiscais, eu sempre faço, mecanicamente, mas ainda não consigo entender direito o motivo da retenção. Vou colar abaixo o trecho de um site que exemplifica bem a minha dúvida, caso os colegas possam me ajudar.
"O que é a retenção de impostos?
A retenção de impostos é a forma através da qual o Governo Federal antecipa uma parte dos valores que devem ser pagos pelas pessoas jurídicas. Assim como a substituição tributária, esse mecanismo foi criado para garantir o recolhimento dos impostos de modo antecipado. Além disso, a retenção também pretende evitar a sonegação perante o Fisco."
Fonte: https://osayk.com.br/retencao-de-impostos-o-que-e-e-como-funciona/
As minhas dúvidas são:
- Por que a retenção garantiria o recolhimento dos impostos de modo antecipado? Por que evitaria a sonegação? Que diferença faria para o governo se o prestador ou o tomador ficassem obrigados de pagar as contribuições, tanto um quanto o outro não poderiam deixar de pagar da mesma forma?
Obs: peço desculpas antecipadas ao moderadores caso achem que eu deveria postar em uma sala já existente sobre retenção, mas eu criei um tópico porque essa minha dúvida é muito específica, não faria sentido eu colocar no meio de um tópico com centenas de mensagens sobre questões diversas, perderia o foco.