x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 180

IRPF com valores errados

CINTHYA

Cinthya

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2018 | 11:52

Boa tarde pessoal!

um cliente me procurou, disse que na época da entrega do imposto de renda, uma pessoa fez, entregou e ele pagou o Darf do imposto.

Só que apenas agora ele parou pra ver e notou que foi declarado valor a maior.

Na parte de recebimento de PF, a pessoa colocou que ele recebia $$ 5.000,00 por mês, mas na verdade é em torno de $$ 1.500,00.

Isso fora o valor declarado em recebimentos pessoa jurídica.

Minha duvida: É possível fazer a restituição dessa declaração informando o valor menor?

E o imposto que foi pago, consigo restituir?

Existe algum risco fazendo esse tipo de retificação?

Para ajudar, o cliente me informou que foi atras da pessoa que fez pra ela, e a pessoa sumiu. Sempre né?!

Obrigada
Cinthya Elis

JAILSON SOARES CAMPELO

Jailson Soares Campelo

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2018 | 13:52

Boa tarde, Cinthya,

Existem algumas observações:

1 - Ao falarmos de declaração de imposto de renda pessoa física - DIRPF, temos duas formas de apuração, a simplificada e a completa, pois bem, é possível retificar a declaração enviada e se for o caso restituir o valor do recolhido indevidamente do imposto, entretanto na retificação não é possível alterar a forma de tributação.

2 - Ao retificar qualquer obrigação acessória sendo referente a pessoa física ou jurídica, a Receita Federal do Brasil terá um olhar mais atencioso para a declaração retificada e para o contribuinte, pois ao retificar uma obrigação, em outras palavras está sendo dito, errei porém estou reparando o meu erro.

3 - É importante, verificar os valores da DIRPF e o valor declarado pela PJ, pois os mesmo deveram ser iguais, para conseguir sucesso na operação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade