x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.584

venda de veiculo em conseguinação sem lucro

Wilian Moraes

Wilian Moraes

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 7 novembro 2009 | 01:36

Bom dia ,

Estou com a seguinte duvida,

Uma empresa com atividade de compra e venda de veiculos usados ,

Na comp 10/2009 - teve uma única nota fiscal de venda(saída) em conseguinação de um veiculo usado no valor de R$ 15.000,00 efetuada para uma Pessoa Fisica com valor destacado na nota fiscal de 142,50 de ICMS.
Sendo que o valor de entrada do veiculos foi de R$ 15.000,00

Terei que pagar o Pis,Cofins, Cssl, Irpj e ISS ?

Como que fica entrada(conseguinação) R$ 15.000,00 e saída(venda) R$ 15.000,00 !!!!!

att,

Muito Obrigado.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 08:25

Bom dia Moraes!

Neste caso, não haverá a base de cálculo para a tributação dos impostos federais, ou a mesma será igual a R$ 0,00.

Como sabemos, as pessoas jurídicas que tenham como objeto social, declarado em seus atos constitutivos, a compra e venda de veículos automotores, nas vendas de veículos, adquiridos para revenda ou recebidos como parte do preço de venda de veículos novos ou usados, será computada como receita a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado houver sido alienado (constante na nota fiscal de venda), e o seu custo de aquisição (constante da nota fiscal de entrada). Assim, somente a diferença entre o preço de venda e o custo da aquisição é que fará parte da receita bruta.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
 Wilian Moraes

Wilian Moraes

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 22:08

continuando...........

no caso foi feito assim ;

Nota de entrada em conseguinação ............... R$ 15.000,00 (Veiculos conseguinado junto a uma Pessoa Juridica)

Nota fiscal (saída) Venda para Pessoa Fisica ......... R$ 15.000,00

A empresa ganhou 5% conforme contrato de conseguinação sobre esta operação R$ 750,00

O correto seria a nota fiscal de saida ter colocado o valor de R$ 15.750,00 ?

mais o valor da venda foi de R$ 15.000,00 como que fica ?

Mesmo assim terei imposto a pagar .

Como que fica agora ?

Terei que emitir tbm uma nota fiscal de serviços para o proprietario do veiculo conseguinado e pagar tbm o ISS em cima de R$ 750,00 ,além do Pis,cofins,cssl e Irpj ?

ATT,

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 14:31

Moraes,

O valor da NF de saída sempre será o valor real da operação, que neste caso é de R$ 15.000,00.

Acontece que, o proprietário do veículo o deixou em sua empresa para que o mesmo possa ser vendido e, somente receberá pela venda quando sua empresa efetivar a venda para um terceiro. Isto é uma operação de consignação.
Pois bem, quando o proprietário do veículo o deixou para ser vendido, desejava receber pelo mesmo R$ 15.000,00 e sua empresa teria que o vender por R$ 15.750,00, já que deseja um lucro de 5%.
Como o mercado do veículo não está bom e a melhor proposta foi esta de R$ 15.000,00, o proprietário estará vendendo o veículo por R$ 14.250,00.
Assim sendo, sua empresa deverá emitir a NF de compra do veículo por R$ 14.250,00.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Fabiano

Fabiano

Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Eletrônico
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 12:02

Wilson,

Tenho uma pergunta nessa área. Eu tenho uma portal de vendas na internet, nela eu divulgo produtos de várias outras empresas que me pagam um valor fixo mensal. Minha intenção é anunciar e divulgar esses produtos para vender aceitando cartões de crédito de clientes que visitam meu site. A conta de recebimento do cartão de crédito está associada ao meu CNPJ, então tenho que repassar o valor às empresas donas dos produtos anunciado em meu site. Eu não ganho por vendas, o valor é repassado somente descontando a taxa do cartão de crédito. O meu lucro provem somente das mensalidades fixas que essas empresas me pagam.
Qual atividade e como devo enquadrar essas empresa que estpo abrindo? Como evitar pagar impostos sobre esse valor repassado?

Obrigado,
Fabiano

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade