x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.718

venda de veiculo em conseguinação sem lucro

Wilian Moraes

Wilian Moraes

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sábado | 7 novembro 2009 | 01:36

Bom dia ,

Estou com a seguinte duvida,

Uma empresa com atividade de compra e venda de veiculos usados ,

Na comp 10/2009 - teve uma única nota fiscal de venda(saída) em conseguinação de um veiculo usado no valor de R$ 15.000,00 efetuada para uma Pessoa Fisica com valor destacado na nota fiscal de 142,50 de ICMS.
Sendo que o valor de entrada do veiculos foi de R$ 15.000,00

Terei que pagar o Pis,Cofins, Cssl, Irpj e ISS ?

Como que fica entrada(conseguinação) R$ 15.000,00 e saída(venda) R$ 15.000,00 !!!!!

att,

Muito Obrigado.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 08:25

Bom dia Moraes!

Neste caso, não haverá a base de cálculo para a tributação dos impostos federais, ou a mesma será igual a R$ 0,00.

Como sabemos, as pessoas jurídicas que tenham como objeto social, declarado em seus atos constitutivos, a compra e venda de veículos automotores, nas vendas de veículos, adquiridos para revenda ou recebidos como parte do preço de venda de veículos novos ou usados, será computada como receita a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado houver sido alienado (constante na nota fiscal de venda), e o seu custo de aquisição (constante da nota fiscal de entrada). Assim, somente a diferença entre o preço de venda e o custo da aquisição é que fará parte da receita bruta.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
 Wilian Moraes

Wilian Moraes

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 22:08

continuando...........

no caso foi feito assim ;

Nota de entrada em conseguinação ............... R$ 15.000,00 (Veiculos conseguinado junto a uma Pessoa Juridica)

Nota fiscal (saída) Venda para Pessoa Fisica ......... R$ 15.000,00

A empresa ganhou 5% conforme contrato de conseguinação sobre esta operação R$ 750,00

O correto seria a nota fiscal de saida ter colocado o valor de R$ 15.750,00 ?

mais o valor da venda foi de R$ 15.000,00 como que fica ?

Mesmo assim terei imposto a pagar .

Como que fica agora ?

Terei que emitir tbm uma nota fiscal de serviços para o proprietario do veiculo conseguinado e pagar tbm o ISS em cima de R$ 750,00 ,além do Pis,cofins,cssl e Irpj ?

ATT,

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 14:31

Moraes,

O valor da NF de saída sempre será o valor real da operação, que neste caso é de R$ 15.000,00.

Acontece que, o proprietário do veículo o deixou em sua empresa para que o mesmo possa ser vendido e, somente receberá pela venda quando sua empresa efetivar a venda para um terceiro. Isto é uma operação de consignação.
Pois bem, quando o proprietário do veículo o deixou para ser vendido, desejava receber pelo mesmo R$ 15.000,00 e sua empresa teria que o vender por R$ 15.750,00, já que deseja um lucro de 5%.
Como o mercado do veículo não está bom e a melhor proposta foi esta de R$ 15.000,00, o proprietário estará vendendo o veículo por R$ 14.250,00.
Assim sendo, sua empresa deverá emitir a NF de compra do veículo por R$ 14.250,00.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Fabiano

Fabiano

Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Eletrônico
há 16 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 12:02

Wilson,

Tenho uma pergunta nessa área. Eu tenho uma portal de vendas na internet, nela eu divulgo produtos de várias outras empresas que me pagam um valor fixo mensal. Minha intenção é anunciar e divulgar esses produtos para vender aceitando cartões de crédito de clientes que visitam meu site. A conta de recebimento do cartão de crédito está associada ao meu CNPJ, então tenho que repassar o valor às empresas donas dos produtos anunciado em meu site. Eu não ganho por vendas, o valor é repassado somente descontando a taxa do cartão de crédito. O meu lucro provem somente das mensalidades fixas que essas empresas me pagam.
Qual atividade e como devo enquadrar essas empresa que estpo abrindo? Como evitar pagar impostos sobre esse valor repassado?

Obrigado,
Fabiano

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies