FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 4
acessos 1.471
Imposto de Renda da Fonte - Assessoria Comercial
Claudio Silva
Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 08:54
Bom dia!
Tenho "representantes comerciais" que usaram o artificio de mudarem a atividade para "assessoria comercial" para se enquadrarem no Simples Nacional, dessa forma não tendo a tributação do IRRF.
Gostaria de saber se é correto esse procedimento e podemos considerar realmente essa atividade como assessoria e não retermos o IRRF.
Obrigado
Claudio
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 14:10
Boa tarde Claudio,
Apenas para que eu tome conhecimento da "nova classificação" dada às atividades de representações comerciais, qual é a CNAE utilizada por estes senhores?
Não a encontrei.
CNAE 2.0 - Subclasses
Pesquisa por: Registros Encontrados
assessoria comercial 0
Código Descrição CNAE
Não foi encontrado nenhum registro que atenda a sua pesquisa.
Para outras formas de pesquisa, clique aqui.
Claudio Silva
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 14:45
Boa tarde Saulo!
O nosso "assessor comercial" ficou de me passar os dados (contrato social, etc) para que eu analisasse a sua tributação.
Tambem achei estranha essa "nova classificação" e acho que isso não passa de artimanha para não ter o IRRF descontado.
De qualquer forma, como representante ou assessor comercial, ele pratica a intermediação de negocios, tendo assim o desconto do IRRF.
Me corrija se eu estiver errado.
Obrigado
Claudio
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 16:50
Boa tarde Claudio,
As atividades de corretagem (seguros, imóveis, etc) e as de representação comercial são consideradas atividades de intermediação de negócios.
As empresas que exploram a intermediação de negócios estão (terminantemente) proibidas a aderirem à sistemática do Simples Nacional.
Clique aqui para saber mais acerca da tributação a que estão sujeitas as empresas que exploram a intermediação de negócios (no caso presente e por analogia, representações comerciais).
...
Claudio Silva
há 15 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2009 | 17:01