x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 307

Fator R novas empresas

Andréia Miranda de Almeida

Andréia Miranda de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 23:53

Olá caros, segue mInha dúvida: Por exemplo um empresario individual que iniciou atividade no final de maio e só teve faturamento de julho em diante e no mesmo mês registrando retirada de prolabore que considerando também os encargos (retirada, INSS, IR e CPP-simples), atinge os 28% como ficaria se no mês de junho (anterior) não teve nenhum faturamento ou movimentação?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2018 | 17:41

Andréia Miranda de Almeida, boa tarde.

Colega, o primeiro ponto que tem que levar em consideração é que, para o Fator R, as receitas são apuradas com base no regime de competência e as despesas no regime de caixa.

Logo, se a primeira nota e a primeira retirada pro-labore foram em julho, o Fator R da empresa está em 0, levando a empresa a ser tributada no mês de julho no Anexo V.

A despesa de retirada pro-labore do mês de julho, será levada em consideração no apuração do DAS de agosto, e ai sim é que se fará o cálculo para verificar qual o Fator R da empresa e consequentemente em qual anexo será tributada.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade