x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.151

Titulo de Utilidade Publica Federal

Ricardo Pimentel

Ricardo Pimentel

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2009 | 15:35

Olá!
Segundo a lei 91 de 1935, que criou o titulo de utilidade pública, como forma do Estado reconhecer entidades que sirvam de forma não economica a coletividade.
No site, do ministerio da justiça, segue uma relação de documentos que o agente publico exige para que seja feita a ánalise e emissão do Certificado, caso tudo esteja OK.
Porém tenho encontrado dificuldades em um documento,neste caso o atestado de autoridade local, que informa que a entidade esta de acordo com seus principios estatutarios e ativa.
Os responsaveis pela assinatura, tais como prefeito,subprefeito,delegado, juiz, negam a assina-lo pois alegam total desconhecimento sobre isso.
Alguem já obteve essa cerfificação publica federal?
Teria como me orientar onde resolver?

ADRIANA NEVES

Adriana Neves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 12:42

ricardo,

infelizmente vc terá que insistir com essas autoridades, pois, somente elas podem te dar esse Certificado. vale a pena tentar também no forum, talves eles possam te ajudar.

abraço.

adriana

Ricardo Pimentel

Ricardo Pimentel

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 14:55

Olá!
De acordo com a lei 12.101 - para obter o certificado a entidade deve dedicar 60% da capacidade de gratuidade.
Em certos casos isso não é viavel.
A dúvida é a seguinte:
Mesmo que a entidade, arque parcialmente com custos de seus beneficiados a entidade não teria direito apenas a certificação? Uma vez que presta serviços de cunho social, no caso de um asilo.
Pelo que consta no site da MJ a certificação, tem uma finalidade, para algumas facilidade, como no caso de doação, cota patronal,abatimento de imposto no caso de doadores.
Enquanto que se for depender de subvenção ela terá que fazer o cadastro junto as CNEs para informar ao poder público a justificativa de subvenção periodica(informar o destino da verba).
Abraços..

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies