x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 236

Adicionar atividade ao CNAE principal

CRISTINA MEDEIROS DE SOUZA

Cristina Medeiros de Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Arquiteto(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 outubro 2018 | 16:39

Olá,
Sou nova por aqui e tenho algumas dúvidas.
Tenho uma construtora no qual o CNAE principal é: 43991/03 - Obras de alvenaria e os secundários são:
4321-5/00 Instalação e manutenção elétrica; 4330-4/99 Outras obras de acabamento da construção; 4330-4/04 Serviços
de pintura de edifícios em geral; 4744-0/99 - Comércio Varejista de materiais de construção em geral.
Sendo que pertencemos ao anexo IV do Simples Nacional.
Como sou arquiteta, mas faço projetos esporádicos, tenho a ideia de colocar mais um CNAE secundário na empresa, para que possa tirar notas fiscais referentes à projeto. Achei o númeo 7111-1/00 - ARQUITETURA; SERVIÇOS TÉCNICOS, ESCRITÓRIO DE. Só que este está no anexo III ou V, que possuem tributação maior à da empresa atualmente.
Como os projetos são esporádicos, tenho medo de aumentar a tributação da empresa ao todo ao acrescentar esta atividade. Ou só serei tributada quando, colocar o código de projeto na nota?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 outubro 2018 | 23:45

Cristina Medeiros de Souza,

A tributação dos Anexos do Simples Nacional ocorrerá para cada tipo de faturamento. Deixe-me exemplificar com o seu caso:

Suponhamos que num dado mês você efetue faturamento por duas atividades: comércio e serviços de arquitetura. Quando for apurar o imposto devido, basta alocar cada receita no seu respectivo anexo no PGDAS-D, sendo assim cada parcela da receita referente à sua atividade receberá a aplicação de seu respectivo anexo.

Por favor, em caso de dúvidas, volte a postar.

at.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade