Rafael Santinello Amorim
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pessoal, Boa Tarde!
Uma das empresa que presto serviço ficou com a inscrição estadual desativada ou não habilitada por falta de entrega das GIA´s. Fiz a regularização, entreguei as GIA´s e a inscrição foi ativada junta a secretaria da fazenda estadual. Ocorre que não estou conseguindo transmitir o SPED EFD ICMS IPI, o sistema retorna a mensagem "A escrituração não será transmitida. Contribuinte não localizado (CNPJ/CPF + IE). Para o envio dos arquivos, o contribuinte deverá estar previamente cadastrado. Solicite o cadastro à Sefaz do seu domicílio antes de prosseguir. Atenção: Os contribuintes de IPI domiciliados em Pernambuco e no Distrito Federal devem solicitar o cadastro à Receita Federal, via Fale Conosco no sítio do Sped."
Consultando o site do SPED na opção "Contribuinte cadastrado no SPED - EFD", consta que houve desativação em 30/07/2017, mês que foi transmitida a ultima declaração antes da inscrição ser desativada. Verifiquei junto a Secretaria da Fazenda Estadual e fui informado que deveria resolver esta problema junto a Receita Federal, pois se trata de informação na base do SPED. Na Receita Federal me instruíram a abrir uma solicitação no Fale Conosco, opção SPED ICMS IPI. Gostaria de saber se tem alguma outra forma de resolver este problema? Acredito que o Fale Conosco deve demorar para me retornar.
Agradeço a atenção de todos.