Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 378

Empresa emite cupom de troca, como tributar para não pagar e

Jéssica Fernandes Rosa

Jéssica Fernandes Rosa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 08:31

Bom dia Colegas,

Tenho uma empresa que vende mercadorias através do ECF e normalmente tem troca de mercadorias.
(a empresa vende chinelo e sempre acaba tendo troca de tamanho ou modelo). Quando ela faz o procedimento de troca, a informação aparece no final da redução Z, na aba de meios de pagamento.
Mas nesse caso, a mercadoria devolvida está retornando ao estoque e uma nova está saindo. O correto seria a empresa emitir uma nota de devolução, não é? Pois na redução Z a informação não está constando na aba fiscal. Ou tem alguma outra forma?
Como faço para abater este valor? Pois acaba passando duas vezes na aba de totalizadores fiscais, tanto na hora da venda, quanto na hora da troca. Espero ter explicado direitinho.

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

John Wooden
AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 09:30

Bom dia Jessica Fernandes Rosa! Como vai?


Segundo o seu relato, pelo produto comercializado, acredito a cartela de clientes da empresa seja composta por consumidores finais (pessoas físicas). O correto nesse caso seria o adquirente efetuar a emissão de uma nota fiscal de Devolução. Contudo como não são contribuintes do imposto (ICMs), a devolução deverá ocorrer com a apresentação do cupom fiscal. Com o documento em mãos, o responsável pela recebimento do produto na loja efetuará a emissão de uma nota fiscal própria (da loja) de devolução com o CFOP 1202 e/ou 2202. Em seguida emitira um novo cupom fiscal da mercadoria cuja a troca foi efetivada. O cupom recebido será afixado na nota fiscal para dar enfase a devolução ocorrida. Os valores referentes as devoluções serão segregados (abatidos) da base de cálculo dos impostos.

Jéssica Fernandes Rosa

Jéssica Fernandes Rosa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 13:36

Boa tarde Amaxiko, exatamente esta informação que passei ao meu cliente, pois eles tem um valor grande ref. a trocas, mas nunca fez nota fiscal de devolução sobre esse produto. Ou seja, a empresa tributou em duplicidade. A unica forma para isso não acontecer é como você me afirmou, somente com a nota de devolução mesmo né? Não posso lançar pela redução Z né?

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

John Wooden

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade