x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 18

acessos 9.186

Alteração de CNAE BAR enquadrado com MEI

Roberval Donizeti Barbieri

Roberval Donizeti Barbieri

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2019 | 14:05


Boa tarde a todos,

A Resolução CGSN nº 143 de 11/12/2018, em seu artigo 4º diz o seguinte: Ficam incluídas no Anexo XI da Resolução CGSN nº 140, de 2018, as seguintes ocupações:


PROPRIETÁRIO(A) DE BAR E CONGÊNERES, SEM ENTRETENIMENTO, INDEPENDENTE 5611-2/04
PROPRIETÁRIO(A) DE BAR E CONGÊNERES, COM ENTRETENIMENTO, INDEPENDENTE 5611-2/05,

Diante disto pergunto o seguinte:

Um contribuinte tem um BAR sem entretenimento que tem o CNAE 5611-2-06, registrado na Receita,será que ele precisara realizar uma alteração de dados no Portal do Empreendedor - MEI, para alterar o seu CNAE para 5611-2/04, se positivo, como fazer isto???? Pois tentei realizar isto no portal do empreendedor em serviços alterar dados, e o CNAE que aparece é só o antigo, sem possibilidade para inserir o novo. Será que pode ficar o antigo, pois não aparece o novo lá???????????

Na certeza de respostas, agradeço antecipadamente

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 14:37

Consultei a legislação e é possível alterar o CNAE desde esteja na lista de permissões para ser o MEI, caso tenha, tente mudar de navegador.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Donizeti Aparecido Rivela

Donizeti Aparecido Rivela

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2019 | 16:42

Estou com o mesmo problema da Vanessa, pois na relação das atividades do MEI consta as atividades modificadas e as incluídas. Quando da alteração da atividade do MEI, estas atividades não constam, e também as que foram excluídas permanecem. Alguém sabe o que fazer?

Roberval Donizeti Barbieri

Roberval Donizeti Barbieri

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 10:56

Bom dia pessoal,

O problema persiste, eu acho que vai haver uma atualização (carregamento) no portal do empreendedor, pois se não houver presume-se que não é necessário, pois o contribuinte não tem como fazer.

Quaisquer novidades por favor postem.

Obrigado.

Alexandre Rozzino

Alexandre Rozzino

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 09:30

Bom dia a todos.

Referente a situação acima também estou com o mesmo problema, tentei alterar na data de hoje 23/01/2019 a ainda não consigo visualizar o novo CNAE no portal da MEI.

Se alguém tiver alguma posição favor nos avisar.

Obrigado.

ELAINE LOPES

Elaine Lopes

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 27 janeiro 2019 | 09:07

Bom dia... também estou com o mesmo problema...

Já aguardamos praticamente o mês inteiro e o PORTAL DO EMPREENDEDOR NÃO ATUALIZA...
para nao perder o prazo de janeiro, estarei colocando

ATIVIDADE PRINCIPAL = 5611203 LANCHONETES
ATIVIDADE SECUNDARIA = 4723700 COMERCIO VAREJISTA DE BEBIDAS

apos fevereiro/2019 se o portal do MEI atualizar, readequarei ao cnae correto.

deixo a alternativa que eu encontrei para meus casos.. espero que dê certo para todos..

obrigada.. Deus abençoe..

FELIPE

Felipe

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 5 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2019 | 17:33

Estimados,

abri minha MEI 10/01/2019, já era vigente a norma que desmembra a atividade de Bar em com ou sem entretenimento.

Mas somente me dei conta ao dar entrada no processo de alvará junto a Prefeitura de Santos.

A questão é: Este bug de atualização para vocês de suas atividades, não está atualizado sequer para meu caso que consegui abrir a MEI com o CNAE 56.11-2/02.

Fui orientado pelo Portal do Empreendedor de Santos, a aguardar algumas semanas um possível atualização ou quando estiver prestes a dar entrada no processo junto aos órgãos públicos, salientar minha situação no campo anexo aos milhares de formulários.

Caso eu não faça isso a Receita - segunda a funcionária que me atendeu - irá me enquadrar automaticamente como ME.

Alguém pode me dar uma luz em relação a esta situação toda?

Um abraço
Felipe

Flavio Ienne

Flavio Ienne

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 15 abril 2019 | 12:53

Boa tarde,
Estou com mesmo problema de todos, MEI foi aberto em 30/01/2019 com o CNAE abaixo:
56.11-2-02 - Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas

No meu caso um pouco pior pois tem o ENTRETENIMENTO MUSICAL e a Prefeitura de Jundiaí notificou para alterar porém ainda não está disponível no PORTAL DO EMPREENDEDOR os CNAE's abaixo previsto para o Desmembramento em 2019;

56.11-2-04 - Proprietário de Bar e congeneres, sem entretenimento.
56.11-2-05 - Proprietário de Bar e congeneres, com entretenimento.

Se alguém tiver alguma ajuda, por favor.
Obrigado

deise erthal

Deise Erthal

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 16 abril 2019 | 15:48

A Econet me respondeu que a Receita Federal vai atualizar os cnaes no portal do empreendedor, porém nao tem previsao de quando farão isso. Enquanto não atualizam, não precisa se preocupar porque as atividades em si não foram excluídas do MEI, somente os códigos que mudaram.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.