FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Duvida sobre impostos para empresas
Lucas Cordeiro
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 6 anos Domingo | 13 janeiro 2019 | 19:02
Olá, gostaria d tirar algumas duvidas. Sou leigo no assunto. Meus pais sao donos de uma loja de roupas em minha cidade, ela é uma ME, e é optante pelo Simples. Há algum tempo minha mae vinha reclamando sobre impostos. Mas so agr decidi pesquisar mais a respeito. Hj ela paga uma guia de DAS, outra de DAE e mais uma de GPS (acho q e isso, previdência). Fui pesquisar sobre o Simples Nacional e vi que ele foi criado justamente para englobar todos esses impostos em um só. Ou seja, se todos deviam estar no Simples, pq ela paga os outros?
Desde ja, agradeço
Bruno Ribeiro Silva
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Domingo | 13 janeiro 2019 | 20:27
Lucas, eu te entendo perfeitamente, a ideia que as pessoas fazem é que o Simples Nacional foi criado para englobar TODOS os impostos e encargos sociais que existem no Brasil, mas não é bem assim. O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado que foi criado para possibilitar uma tributação reduzida de determinadas empresas, e unificar em uma única guias vários impostos, que são: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e Contribuição Patronal Previdenciária, além de outras peculiaridades.
Sobre a GPS , ela é utilizada para recolher os encargos sociais que são descontados dos salários dos empregados, além de outros valores, como encargos pagos à terceiros e a parte que a empresa deve pagar ao INSS.
Não tem nada de errado com os impostos que seus pais estão pagando não tá? É assim mesmo, dá a impressão de que o Simples é uma "coisa simples" né? Mas tá longe de ser rsrs. Qualquer dúvida pergunta aí que estamos abertos a lhe ajudar, abraço.
Lucas Cordeiro
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 6 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2019 | 15:40
Bruno entendi. Mas esses tributos não estao inclusos no DAS não? O ICMS(DAE) e o GPS (ela não tem funcionario, apenas o Pró Labore). Pelo pouco q estou lendo, eles ja nao estão inclusos na guia de pagamento do DAS? Se estiverem, pq ela paga em três guias? Um DAS(Do Simples), um DAE(Do ICMS, pq faz compra fora do estado) e um GPS(Q acho q é do Pró Labore ''Nao tenho crtza")? Isso é normal ou tem algo de errado?
Muito obrigado pela resposta!