Jonatan Veronese
Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a)Bom dia pessoal,
Tenho uma dúvida sobre minha situação e como posso regularizar minha situação a partir de agora.
Tenho duas empresas, uma MEI de consultoria empresarial, onde faturo em torno de 3 à 4 mil reais mensais, emito poucas notas fiscais, pois meus clientes me pagam em mãos e não querem nota, pois fazem contabilidade parcial do faturamento e das despesas. Todo dinheiro que entra, deposito na conta no banco em nome da pessoa física. Meu faturamento em 2018 foi algo em torno de 29 mil reais..
Agora vem o problema. Na outra empresa não tenho CNPJ, é um site de venda de ingressos para eventos, onde vendo por meio do PagSeguro, ou seja, cartão de crédito e boleto.. Nesta empresa, este ano especificamente vendi 97 mil reais, e o dinheiro cai tudo na mesma conta pessoa física da outra empresa.
Como me formei recentemente, não tinha atividade remunerada e nunca realizei declaração do imposto de renda, esse ano tenho intenção e necessidade de começar a declarar os ganhos, porém, estou completamente perdido como posso declarar toda essa minha situação minimizando impostos, multas e riscos.
Caso tenha ficado claro minha situação, gostaria de um esclarecimento o que posso fazer para declarar o imposto, e pretendo fechar o site (visto que não compensa regularizar, pois a taxa que teria que cobrar perderia a competitividade do setor). Caso necessário, posso pedir desenquadramento do MEI e partir para o SIMPLES NACIONAL na empresa de consultoria, e absorver o faturamento da outra empresa, como se fosse serviço. Não sei, me ajudem por favor.
Obrigado pela atenção e aguardo seus comentários.
Att,
Jonatan Veronese