x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.704

NF-e Emitida com IPI Erroneamente

Patrícia

Patrícia

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2019 | 15:37

Boa tarde!

O Cliente enviou o pedido de compras com IPI sendo que o produto não é tributável, a NF-e foi emitida incorretamente conforme o pedido de compras.

NF-e emitida no dia 21/01/2019 e entregue no mesmo dia, porém o destinatário não identificou o erro.

Nós remetentes identificamos o erro ontem, 29/01/2019, no mesmo instante entramos em contato com o cliente para resolvermos, porém eles exigem que emitimos uma carta de correção e abatermos o valor financeiramente em boleto.

Vamos lá,

Legalmente não é possível emitir carta de correção nestes casos, acredito que só eles não possuam essa informação.

Enfim, eles estão irredutíveis.

Não sei o que fazer.

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2019 | 15:49

Boa tarde Patricia. Como vai?

Simples confecciona um nota fiscal de devolução sendo a mesma uma cópia fiel da nota fiscal de compra. Em seguida solicite a emissão de uma nova nota venda com os valores corretos.

Patrícia

Patrícia

há 6 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2019 | 15:57

Boa tarde Amaxiko! Estou bem, bem nervosa e ansiosa para resolver isto...rs

Nós que emitimos a NF incorreta, inserimos o IPI sendo que o produto não tem.

O Cliente não notou e aceitou a NF e nós como emissores, só notamos ontem, 8 dias após a mercadoria entregue.

O cliente não quer recusar a NF-e pois já utilizou o produto e exige que emitimos uma carta de correção, mas não é possível.

Como posso emitir uma NF-e de entrada sendo que não tenho uma recusa no verso da NF incorreta? Não sei o que fazer realmente, preciso de ajuda.

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2019 | 17:26

Patrícia "Calma. Não criemos pânico". Independente do cliente ter consumido o produto adquirido, nada impede que ele efetue uma nota fiscal de devolução. Assim que receber a nota dele, emita uma nota de venda sem o destaque do IPI. Não visualizo uma outra forma de resolução do problema.

RAFAEL DAVID LOPES DA SILVA

Rafael David Lopes da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2019 | 07:52

Bom dia Patrícia,

Nosso colega Amaxiko está correto, peça para seu cliente emitir uma nota de devolução da nota emitida erroneamente você da entrada nessa devolução e depois emite uma nota de venda normal. Isso iria te atrapalhar no recebimento de valores ? Pois é o máximo que pode acontecer, o cliente adiantar a data de pagamento.

"Se você acha que é pequeno demais para fazer a diferença, experimente ficar em um quarto fechado com um mosquito." (Provérbio Africano)
Patrícia

Patrícia

há 6 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2019 | 08:13

Bom dia Rafael!

Eles estão se recusando a emitir a NF de devolução.

Acabei de conversar com eles e insistem que não podem emitir uma NF de devolução.

Não sei como obriga-los a emitir.

Está complicado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade