x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 161

Extrato da Dirpf, débito automático

Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 17:00

B. tarde, Um cliente pediu para botar em débito automático suas parcelas de imposto de renda. Entrei no seu extrato da Dirf e fiz a opçao de débito automático, já que sua declaração foi feita fora do prazo. Acontece que alguns dias depois surgiram débitos de outras declarações e a Receita Federal pediu para fazer os devidos acertos, inclusive já deduzindo valor de restituição que o cliente teria a receber. Neste meio tempo a Receita cancelou a opção de débito automático das parcelas devidas. O fato é que não consigo fazer novo pedido automático de débito das parcelas pendentes, algum colega pode me ajudar neste caso? , como fazer novo pedido de débito automático ?obgd.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2019 | 17:39

Marco Antonio Coutinho, boa tarde.

Como houve compensação de valores, não tem o sistema entender o saldo que ficou a pagar e debitar somente a diferença.

Nesta situação, caso realmente queira fazer a solicitação de débito em conta, verifique se na conta fiscal do cliente já consta o saldo de IR a pagar em relação a essa declaração.

Caso sim, proceda com um parcelamento convencional deste débito, que nos finalmente dará o mesmo valor e o parcelamento convencional é por débito em conta, além de você poder até aumentar a quantidade de parcelas, tendo em vista que o parcelamento convencional tem por parcela mínima R$ 100,00 e podendo ser realizado no máximo de 60 parcelas.

Somente a primeira parcela que tem que ser pagar por meio de DARF impresso, para consolidação do parcelamento.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade