x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 5.343

Contribuição Inss Individual x Carnê Leão

KARLA C

Karla C

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:14

Bom dia pessoal tudo bem?

Estou com uma dúvida:

Vou começar a preencher o carne Leão, pois recebi rendimentos de PF, aproximadamente com um valor de 2,5 salários mínimos. Em contra partida preciso também pagar ao INSS uma GPS como contribuinte individual referente a esse ganho, se eu optar pelo plano de 11%, que se aposenta pela idade e com um salário mínimo, posso contribuir apenas com 1 salário mínimo?
Ou ao colocar no carnê Leão que recebo 2,5 salários mínimos, na guia do GPS também tenho que contribuir relativo a 2,5 salários mínimos ( o qual daria um imposto muito maior), independente do plano(simplificado ou normal) que eu optar?

Fico no aguardo,

Desde já muito obrigada.

Att
Karla

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sábado | 9 fevereiro 2019 | 15:57

O mesmo valor que declara como rendimentos para o pagamento do IR deverá ser o mesmo para o pagamento do INSS, que neste caso deverá ser de 20% (INSS) sobre o Valor Declarado.
A RFB tem cruzado essas informações e já notificou muitos contribuintes a pagarem o INSS devido.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade