Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.793

Contribuição Inss Individual x Carnê Leão

KARLA C

Karla C

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2019 | 11:14

Bom dia pessoal tudo bem?

Estou com uma dúvida:

Vou começar a preencher o carne Leão, pois recebi rendimentos de PF, aproximadamente com um valor de 2,5 salários mínimos. Em contra partida preciso também pagar ao INSS uma GPS como contribuinte individual referente a esse ganho, se eu optar pelo plano de 11%, que se aposenta pela idade e com um salário mínimo, posso contribuir apenas com 1 salário mínimo?
Ou ao colocar no carnê Leão que recebo 2,5 salários mínimos, na guia do GPS também tenho que contribuir relativo a 2,5 salários mínimos ( o qual daria um imposto muito maior), independente do plano(simplificado ou normal) que eu optar?

Fico no aguardo,

Desde já muito obrigada.


Att
Karla

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Sábado | 9 fevereiro 2019 | 15:57

O mesmo valor que declara como rendimentos para o pagamento do IR deverá ser o mesmo para o pagamento do INSS, que neste caso deverá ser de 20% (INSS) sobre o Valor Declarado.
A RFB tem cruzado essas informações e já notificou muitos contribuintes a pagarem o INSS devido.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.