x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.219

Simples Nacional

Juarez

Juarez

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2009 | 14:35

Boa tarde
Preciso de uma ajuda urgente
A empresa que cuido, iniciou suas atividades em maio de 2009.

a legislação do simples nacional fala que pra descobrir a aliquota a ser aplica, deve-se somar o faturamento dos ultimos 12 meses, daí ir na tabela conforme o ramo de atividade e descobrir a aliquota

no meu caso, como faço se não tenho faturamento antes de maio de 2009?

Att
Juarez

Christiano Cesar Martinello

Christiano Cesar Martinello

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2009 | 17:53

Juarez, boa tarde !

Conforme determina a legislação, as empresas que não possuem 13 meses de atividade o contribuinte deverá projetar sua receita bruta de 12 meses. Suponhamos que você esteja apurando o Simples Nacional do mês de novembro e que a empresa iniciou suas atividades em maio de 2009, portanto, temos: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro, totalizando 6 meses. Durante esses 6 meses a empresa faturou R$ 50.000,00. Neste caso, devemos dividir os R$ 50.000,00 /6 = 8.333,33 e depois multiplicar por 12 = R$ 100.000,00. Após localizar a Receita Bruta projeta dos 12 meses, vc deverá ir na tabela e localizar a alíquota que deverá ser aplicada no faturamento do mês. Esse procedimento de localizar a RB projetada deverá ser feito até que empresa tenha 13 meses de atividade. No entanto, observo que esses cálculos são feitos pelo sistema da SRF
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estou a disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.