Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 340

IRPF 2019 - Declaro imóvel comprado em 2019 ou só declaro em

Lucélia Fiuza

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2019 | 16:43

Boa tarde!

Se comprou em 2019 declara em 2020.

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."
Elielton Hoepfner

Elielton Hoepfner

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 março 2019 | 15:10

Boa tarde, tenho uma duvida nesse mesmo segmento.
Tenho um cliente que havia comprado um terreno há anos atrás, porém como não estava no seu nome, ele não vinha declarando o mesmo. Agora, no ano de 2018 passou a escritura do terreno para seu nome, adquirido pelo valor de R$ 50.000,00. Eu sei que se informar a aquisição desse terreno por esse valor, a variação patrimonial dele vai ser maior que os rendimentos. Neste caso, alguém saberia me dizer qual o melhor procedimento a se fazer? Se alguém puder me ajudar, Fico agradecido desde já.

Elielton Hoepfner

Elielton Hoepfner

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 13:38

Boa tarde a todos!
Obrigado pelo retorno José Bezerra,
Porém, eu fico na duvida considerando que o bem não estava no nome do meu cliente, pois na escritura do imóvel consta que a data de aquisição foi em 2018 e que foi pago a vista. Devo desconsiderar essa informação? 
Obrigado!

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 14:10


Se ele comprou e tinha recibo, contrato de gaveta, cópia da transferência, ou outro "papel" que possa comprovar (se a receita o chamar) fica mais fácil para justificar, mesmo em anos anteriores.
Comprou a algum tempo e só agora passou a escritura.
Chame o cliente, explique a ele e ache a melhor opção.

Qq. duvida, volte a postar
abs,
José Bezerra

Elielton Hoepfner

Elielton Hoepfner

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 14:38

Obrigado novamente Jose Bezerra!
Vou fazer o seguinte, vou chamar meu cliente aqui, e confirmar se existe algum documento que comprove a compra lá atras e como ele só começou a declarar a três anos, vou retificar as três declarações e incluir esse bem mesmo sem escritura. E nesse ano de 2019 informo que o bem foi escriturado e consta em seu nome. Neste caso não vai ter variação patrimonial.

Obrigado pelas explicações, foi de muita utilidade.

Agradecido

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.