x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 37.198

GPS Complementar código 1910 - MEI

Ivonaldo Silva

Ivonaldo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2019 | 10:42

Bom dia pessoal.

Sou MEI e só teria direito a aposentadoria por idade. A Guia do MEI só contribui com 5% INSS.
Para que eu possa me aposentar por tempo de contribuição, terei que complementar com a Guia Cód. 1910 (15%).
Busquei informações em diversos locais, para saber como eu faria essa Guia.
Muitos me informaram que só nos Postos de INSS.
Bom para acabar de vez com essa dúvida, se você vai recolher a Guia Cód. 1910 até o vencimento, ou seja, dia 15 do mês subsequente da competência (Ex. Compet. Janeiro/2019 - Vcto. 15/02/2019) essa Guia poderá ser preenchida manualmente, sem problema algum e recolhida na Rede Bancária.
Agora, de fato, se você perdeu o vencimento desta Guia e quer recolher em atraso, somente nos Postos do INSS.
Nunca calcule por sua conta e recolha. Poderá perder dinheiro. O INSS gera um código interno para esta Guia ter validade.
Note que no site da Receita no SAL - Sistema de Acréscimos Legais, não existe este código para atualização.
Note também que você irá recolher primeiro o complemento que vence todo dia 15 de cada mês, para depois recolher a Guia normal do MEI que vence todo dia 20 do mês subsequente.

Espero ter esclarecido e ajudado.

Abraços.


Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2019 | 11:51

Caro Ivonaldo Silva,

Não tinha conhecimento dessa informação, muito obrigado, e aproveito para ver se sabe me dizer se existe a possibilidade de um MEI que recolhe os 5% e também trabalha registrado (duas funções distintas) somar os valores para efeitos de aposentadoria, sei que o tempo não soma.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.