x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 11.641

Regime de Tributação para Consultoria

Assia Fernandes

Assia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 11:40

Bom dia, Senhores Consultores.

Gostaria de saber qual o regime de tributação o qual uma empresa individual prestadora de serviços em consultoria em gestão ambiental deve optar.

Desde já agradeço.

Assia Fernandes
Fortaleza/CE
Leonardo Alcantara

Leonardo Alcantara

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 13:15

Assia,
Boa Tarde.

Será necessário você verificar com o seu contador os critérios que sua empresa trabalhará para verificar a disponibilidade do regime.
Se for uma consultoria que preste serviços para empresas aqui no Brasil eu aconselharia o Lucro Presumido, pela simplificação na apuração, por ter a possbilidade para a base do PIS e COFINS ser pelo recebimento do serviço e não a emissão, e as alíquotas reduzidas.
Mas, como eu disse, será necessário consultar o seu contador, pois ele tem maior conhecimento da realidade de sua empresa e também se, pelo serviço prestado, estará obrigado a ser do Lucro Real.

Assia Fernandes

Assia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 15 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 10:15

Olá José,

Obrigada pelos comentários. A empresa presta serviços no país, sim, mas posteriormente ampliará seus serviços ao Exterior. Bom, parece-me que o Lucro Real então será a opção enquanto isso não acontece. E quanto ao fato de a mesma ter sido registrada como ME vai sofrer alguma influência ou existe um meio mais favorável para a empresa em razão faturamento x tributação sobre o mesmo?

Estou procurando aqui as informações, assim posso argumentar melhor minhas preocupaçoes.

Obrigada,
Assia.

Assia Fernandes
Fortaleza/CE
Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 11:10

Assim, o modo mais facil seria você dizer pra gente qual o cnae da empresa, outra acredito que o enquadramento como ME esteja errado, tem que verificar o porque, uma vez que é consultoria e tem engenheiro ou qualquer profissional com registro de classe, não poderá optar pelo simples nacional, sendo assim, uma empresa norma.
Obstante a isso tudo, no primeiro ano não recomendo o lucro real, já que serviços de consultoria não possuem muita despesa. agora se você tiver uma folha alta, muitas despesas, centro de custos e outras que possam ser deduzidas do seu lucro ai sim recomendaria o lucro real.

Concordo em genero numero e grau com o colega acima, pela opção de lucro presumido.

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade