x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 105

IRPF - Anuidade escolar ano 2019 paga integralmente em 2018. Devo declarar?

RENATA CAPRILHONE GUIMARÃES

Renata Caprilhone Guimarães

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 16:58

Pessoal, quando o pagamento da anuidade escolar de 2019 foi feito integralmente em 2018, à vista (com desconto), esse valor deve ser declarado na declaração de 2019 (base 2018?)
Ou o responsável poderá declarar em 2020?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 17:14

Renata Caprilhone Guimarães, boa tarde.

Via de regra, sim, pois seguimos o princípio do regime de caixa.

Agora, para nunca haver discordância entre o valor informado na DIRPF com o valor informado pela instituição de ensino à RFB, eu sempre solicito o documento emitido pela instituição de ensino em relação aos valores pagos e declarados por ela, para que, caso haja algum problema, você tenha documento hábil para se defender.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
RENATA CAPRILHONE GUIMARÃES

Renata Caprilhone Guimarães

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 18:19

Obrigada Yuri!
Mas aí é que está o problema...a instituição já emitiu o informe para o responsável financeiro, declarando o valor que ele pagou referente às mensalidades de 2018 e 2019.
Isso não está correto, né?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 2 abril 2019 | 09:13

Renata Caprilhone Guimarães, bom dia.

Olha, levando em conta que ele pagou em 2018, eu vejo que sim, está certo, considerando o que eu disse sobre o regime de caixa, no meu primeiro comentário.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: