x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 134

Sobre declaração de Imposto de Renda da PF para MEI

Akira Aikyo Galvão

Akira Aikyo Galvão

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a) Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 2 abril 2019 | 21:43

Boa noite a todos, preciso de uma ajuda.


Tenho um cliente que é MEI, ele é e-commerce, vende roupas masculinas, e a empresa dele iniciou em Fevereiro/2018. Mas ele trabalhou
de maneira informal, pelo CPF, vendendo roupas pelo Mercado Livre em Janeiro/2018. Em Janeiro/2018 ele recebeu R$ 9.000,00 direto no CPF dele, 
pago pelo Mercado Livre. Segundo ele, na época o Mercado Livre não reteve Imposto de Renda na Fonte, e ele não recolheu Imposto de Renda via Carnê-Leão.

Pergunta: O que fazer nessa situação? como declarar esse valor de Janeiro da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física? 

Em fevereiro/2018 ele abriu o MEI, formalizou em partes, porque ele começou a vender em 3 marketplaces, só que em dois ele emitia nota fiscal e no Mercado Livre não. Só que ele recebeu o dinheiro das vendas, tudo diretamente na conta bancária do CPF dele, pagos pelos próprios marketplaces. 

Pergunta: Esse dinheiro recebido, que em essência é oriundos das vendas da Pessoa Jurídica (MEI) e que ele recebeu diretamente no CPF, como declarar na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física? Eu posso fazer um livro caixa dele da PJ e outro da PF? Estou muito confuso em como declarar esse dinheiro. Se indico ele recolher carnê-leão ou não.

Se puderem me ajudar, estou bem perdido, porque ele precisava receber tudo na PJ dele primeiramente, para depois destinar para a PF por pró-labore ou distribuição de lucros, certo? Mas ele não fez isso.


Agradeço, de coração, pela ajuda.


At,
Carlos

Graduado em Gestão de Recursos Humanos (Faculdade IBF). Especializando em MBA em Gestão de Pessoas e Liderança; MBA Executivo em Segurança Cibernética; Antropologia; Psicanálise Clínica; Psicologia: Orientação Vocacional/Profissional e Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance. DPO (Encarregado de dados). Professor na plataforma digital da Udemy ministrando 7 cursos online para mais de 15 mil alunos em mais de 100 países. CEO Start Business School.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.