x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 266

Deduções Carnê Leão , Carnê leão pago começando em abril mas início em janeiro

caio fontes

Caio Fontes

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 5 anos Quarta-Feira | 3 abril 2019 | 11:23

Bom dia, sou analista de sistemas e no início do ano tornei-me autônomo, trabalho de casa pela internet para uma empresa do exterior sem contrato de trabalho nem carteira assinada e gostaria de fazer algumas perguntas.

Só agora tomei conhecimento do carnê leão. Já estamos em abril e gostaria de saber se posso começar a pagar o carnê leão agora em abril até dezembro e pagar o resto (janeiro a março) pelo ajuste anual, descontando o que foi pago com carnê leão. Incidirá alguma multa fazendo dessa forma?

O dinheiro vem por transferência bancária nacional mas sem CPF da pessoa que transferiu, devo por como se fosse advindo do exterior ou de pessoa física sem CPF?

Quanto as deduções no livro caixa, como trabalho de casa, devo calcular manualmente o 1/5 dos custos dedutíveis ou ponho o valor integral no livro caixa digital do carnê leão e o sistema calculará? Internet é para mim um custo essêncial para a execução do trabalho, posso adicionar internet como custo dedutível? Como e quando faço para comprovar os custos dedutíveis em livro caixa ?(não achei a sessão de comprovação no sistema do carnê leão)


Mikael do Nascimento Araújo

Mikael do Nascimento Araújo

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 5 anos Domingo | 14 abril 2019 | 00:01

Caio,

Também sou freelancer. Os outros membros (contadores) podem esclarecer melhor, mas sim, você pode passar a pagar o carnê leão a partir de Abril. Porém, eu recomendo que, se possível, você pague os impostos dos meses anteriores, senão você terá surpresas com a sua declaração anual de imposto de renda.

E sim, os custos com águal, energia e aluguel podem ser deduzidos em 1/5. Eu tenho a mesma dúvida que você quanto a despesa com internet.

Eu também tenho dúvidas sobre despesas com livros (a depender dos clientes, sempre preciso de um livro novo para poder resolver os problemas).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.