x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.113

Profissional Liberal - Carne Leão

Conceição Vieira

Conceição Vieira

Bronze DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 16:18

Por favor, uma ajuda, 
Profissional Liberal recebeu de seus clientes mensalmente  cerca de R$ 1900.00, totalizando R$ 22.000,00. Não fez carne leão. Preciso recolher inss desses recebimentos?. Apenas preencho a ficha Rend. Trib. recebidos de PF, mes a mes?  Haverá posterior cobrança de multa?  Como devo declarar/proceder?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 abril 2019 | 21:05

Conceição:

Carne leão não tem muito problema. Apesar de errado, ele pagara o IR agora (se estiver sujeito).
Já o INSS. ..  A Receita tem efetuado a operação autonomos.

"A Secretaria da Receita Federal informou que começou a enviar  cartas a de 74.442 profissionais liberais e autônomos de todo o País que declararam rendimentos do trabalho recebidos de outras pessoas físicas mas não recolheram a contribuição previdenciária correspondente."
Pesquise aqui no forum "buscas" " operação autonomos".  Muita msg de intimação, etc...  Pior: o declarante diz que "recebeu"... o leão pega e quer a parte dele
Converse com seu cliente. Ele decide.

Qq duvida volte a postar

José Bezerra


 

Conceição Vieira

Conceição Vieira

Bronze DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 23:30

José Bezerra,
 Boa Noite,
A cliente não tem NIT, assim a declaração não pode ser transmitida. Tenho outra saída?
Outra questão:
Ela também alegou que no ano passado não declarou porque mesmo sendo profissional liberal foi considerada pelo contador, isenta.  Me tire essa dúvida: Ela como profissional liberal (Terapeuta) pode ser considerada isenta por ter recebido menos de R$ 28.000,00? Ela emitiu durante o ano em referencia, apenas 03 recibos( R$ 450,00, 215,00 e 1.050,00). 
Desculpe os tipos de perguntas. É a primeira vez que estou tentando fazer esse tipo de declaração.
Grata.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 08:58

Bom dia Conceição.
Como ela deu recibo, o cliente vai deduzir esta despesa na declaração.
Tem uma saída simples, dentro da lei  e fácil. Ela não pagara nada, exceto o teu trabalho.
Fica tranquila. Respondo ainda hoje.

abs,
José Bezerra

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 13:14

Bom dia

José Bezerra, para um profissional liberal (dentista)  , precisa fazer a escrituração do livro caixa ?
Esse profissional tem uma funcionária.
O imposto de renda será pago pelos recibos pagos ? ou será pelo movimentação do livro caixa, com despesas x receitas  ?  
Como proceder ?
A dúvida é porque será meu primeiro cliente como profissional liberal.

Obrigado

Cezar Silveira
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 17:01

Conceição e Cezar

A cliente da Conceição é mais fácil. A renda dela esta isenta. Como ela deu recibo, o cliente vai deduzir esta despesa na declaração. Se vai parar em malha, ela será chamada a explicar, etc... Vai dizer que estava isenta e "pode" ser que façam um pente fino na declaração dela.
Na aba Rendimentos Tributáveis PF/Exterior ela registra o numero do cpf do titular do pagamento e logo a frente um X em titular do pagamento é o mesmo  beneficiário. Automaticamente o programa  transporta para a aba correspondente.
Ela lança os valores que deu recibo nos meses correspondentes.
Pode ser que futuramente ela receba uma carta da receita para pagar os 20% de contribuição ao inss sobre este valor.

Cezar: o procedimento é o mesmo da Conceição, só que o seu é mais complexo. Prefiro que encaminhe um email para enviar material de Priscila Yasbek que versa sobre o assunto. Em verdade já era para ter recolhido carne leão, livro caixa, etc... É o que a Lei manda e o fórum pauta nesta orientação.  Se a Conceição e outros forenses desejarem é só enviar email: @Oculto
et.: este material é encontrado em fonte de pesquisa.

abs,
José Bezerra

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 15:10

Boa tarde
Obrigado José Bezerra, recebi seu email, agradeço sua atenção.

Conceição, como mencionei acima, é meu primeiro cliente profissional liberar , para fazer o cadastro solicitei o nr. do PIS/NIT/NIS , mas até agora não me retornaram, acredito que a pessoa não o tenha, porque a pessoa que me passou o  serviço comentou que tem algum imposto atrasado, inclusive que o profissional não recolhe o INSS, vamos aguardar o retorno do profissional.
Qualquer novidade volto a postar.

Abraço

Cezar Silveira
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 15:32

Boa tarde Cezar.

Em algum período ele pode ter obtido o PIS/NIT.  A Receita é quem cuida dos assuntos do INSS.   Possuem equipamentos excelentes. Para vc ter uma ideia, foi a primeira vez em minha vida (olhe que estou com 72 anos) que da casa do cliente acessei e pedi a aposentadoria dele e, acredite se quiser, em menos de 24 horas ele estava aposentado!
Isto tudo para lhe dizer que, com o CPF, é possível saber o NIT do contribuinte. Ele só precisa estar com voce para gerarem a senha no MEU  INSS.
Prova que a receita esta cuidando da previdência: a aposentadoria é on-line, pedida pela internet, e voce pede pelo CPF !

Abraços e obrigado pelo retorno

José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.