x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 76

DIRPF- dependentes

Maiara Gonzaga lemes

Maiara Gonzaga Lemes

Bronze DIVISÃO 5 , Estagiário(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 15:26

Boa tarde,

Estou com uma situação onde um homem está em processo de separação só que esse processo já está rolando por vários anos,
(aproximadamente 8 anos) e a ex esposa era declarada como dependente.
Depois que eles iniciaram o processo de separação ele parou de
declara-la como dependente.
já fazem 5 anos que ele está morando com outra mulher (só não se cassaram ainda por conta do processo de
separação) e recentemente eles compraram um imóvel juntos.
A minha dúvida é a seguinte:
Eu posso declarar esta mulher como dependente? não tem problema declarar a
mulher como dependente mesmo que eles não estão casados no cartório?
surgiu esta dúvida porque eles já moram juntos a 5 anos e em 2017 a casa
foi comprada no nome dos dois.

No caso, a mulher não trabalha e tem um filho que mora junto com o casal e esse filho recebe pensão, eu
teria que colocar o enteado como dependente também e declarar o valor da
pensão?

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 14:27

Boa tarde Maiara! Como vai?

Maiara,

que "balaio de gatos"! Brincadeiras a parte, segue meu entendimento sobre o caso. A companheira atual pode sim ser dependente do mesmo desde que em união estável e a mais de 5 (cinco) anos de convivência. Como o processo de divorcio esta tramitando judicialmente, por que eles não fazem um contrato de união estável em cartório? Em relação ao enteado ele não pode ser dependente devido ao fato de receber pensão de outrem (creio que do pai). E nesse caso ele, enteado, esta sendo declarado como "alimentado" por força de lei pela parte que paga a pensão.

Maiara Gonzaga lemes

Maiara Gonzaga Lemes

Bronze DIVISÃO 5 , Estagiário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 13:45

Boa tarde Amaxiko , tudo bem?

Você falou a verdade, é um balaio de gatos mesmo kkkk

No caso a companheira atual só pode entrar como dependente se tiver o contrato de união estável em cartório? só morar com a pessoa a mais de  5 anos não basta ? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: