Flavio Soares Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Auditor(a)Se o contribuinte receber de pessoa jurídica, honorários, salários etc, e também recebe alugueis de pessoa física ou do exterior, é obrigado a fazer o carnê leão ?
respostas 1
acessos 53
Flavio Soares Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Auditor(a)Se o contribuinte receber de pessoa jurídica, honorários, salários etc, e também recebe alugueis de pessoa física ou do exterior, é obrigado a fazer o carnê leão ?
Jose Bezerra Conceição
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)FLAVIO:
O recolhimento mensal é obrigatório à pessoa física residente no Brasil que receber rendimentos de outras pessoas físicas que não tenham sido tributados na fonte no Brasil, tais como decorrentes de arrendamento, subarrendamento, locação e sublocação de móveis ou imóveis, e os decorrentes do trabalho não assalariado, rendimentos ou quaisquer outros valores recebidos de fontes do exterior, importâncias em dinheiro a título de pensão alimentícia, rendimentos recebidos por residentes no Brasil que prestem
serviços a embaixadas, repartições consulares, missões diplomáticas ou técnicas ou a organismos internacionais de que o Brasil faça parte, rendimento de transporte de carga e de serviços com trator, máquina de terraplenagem, colheitadeira e assemelhados, e rendimento de transporte de passageiros.O Carnê-Leão obedece a uma tabela de tributação criada pela Receita Federal, chamada de tabela progressiva, na qual as alíquotas progridem na medida em que o rendimento da pessoa aumenta. Existe uma faixa de
isenção, valor que muda anualmente. Em 2018, a pessoa física que obtiverrendimentos mensais de até R$ 1.998,00 está isenta do pagamento do Imposto de Renda (IR), mas, mesmo assim, pode preencher o carnê.
A Receita disponibiliza em seu site um simulador do cálculo do Carnê-Leão 2018. A pessoa deve preencher as informações solicitadas (rendimentos e despesas) referentes ao mês, e o valor do imposto a ser pago será automaticamente calculado em cima das alíquotas vigentes.
sugestão: preencha
fonte:artigo Forum Contábeis
abs,
José Bezerra
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade