x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 107

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA

CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 5 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 15:06

Boa tarde.
Eu sou contador, e estou com uma duvida:
Um sócio de uma empresa, têm um imóvel registrado no IR por R$ 40.000,00 (comprou a mais de 15 anos).
Ele alienou esse imóvel a um empréstimo da empresa, só que a empresa não pagou o empréstimo e o Banco tomou.
O valor da dívida da empresa era R$ 3.358.950,00
A dívida da empresa com o Banco foi quitada, mas agora a empresa deve para o sócio, o mesmo valor.
Pergunto.
Como eu declaro no IR? Tenho que baixar o imóvel e colocar um valor a receber de R$ R$ 3.358.950,00.????
Se fizer isso, haverá um aumento de Capital muito grande sem justificativa. Uma vez que só posso reconhecer o ganho de capital pelo
recebimento.
 

Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 5 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 20:29

Claudinei,
No programa GCAP você informa o valor total de R$ 3.358.950,00, que gera um imposto alto, mas você só paga proporcional ao recebimento, ficando o resto diferido para os próximos anos, entretanto o GCAP  transporta para o IRPF2019 o lucro total de uma vez só em rendimentos isentos/Exclusivos na Fonte, no seu caso +- R$ 3.300.000,00, que justifica o aumento do patrimônio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.