x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.244

Declarei o imposto de renda no programa do ano passado, o que fazer?

walesca

Walesca

Iniciante DIVISÃO 3, Enfermeiro(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 08:47

Bom dia, declarei 02 impostos de renda de 2019, de  02 pessoas diferentes , no programa de 2018, o que eu faço? Uma das pessoas nunca tinha declarado e a outra já tinha declarado todos os anos. O que eu faço para cancelar estes e refazer o imposto no programa correto de 2019? Desde já obrigada. 

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 09:28

Retificar ou - mais correto - fazer requerimento a RF solicitando cancelamento da DAA por erro na utilização de programa.
Anexe documentos comprobatórios, cópia do recibo de entrega, et.. Nos informes já consta exercicio 2019 - ano base 2018

Mais importante: transmitir a declaração no programa do exercício 2019

Duvida, volte a postar

walesca

Walesca

Iniciante DIVISÃO 3, Enfermeiro(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 09:29

Sr. José Bezerra, em caso de retificar, eu devo retificar já o programa de 2019? e em caso de solicitar o requerimento junto a RF, como devo solicitar?  Muito Obrigada. 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 09:33

Verificar se o sistema detectou, o erro e não processou, veja no e-CAC, no link declarações. Se o sistema recusou, e so fazer a correta, porem se não recusou, principalmente a que esta fazendo pela primeira vez, vai ter que agendar e ver  como corrigir.
No caso da que fazia normalmente e quase certo que o sistema rejeitou. nesse caso fazer a correta.
Colega muita atenção, ao fazer as declarações deve estar concentrada, na sua tarefa, se não esta sera uma constante em sua carreira profissional, e o trabalho para corrigir um erro em geral gasta 10 vezes mais , em preocupação e serviço.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 09:50


 "em caso de retificar, eu devo retificar já o programa de 2019"
O programa de 2019 voce ainda não enviou. Não tem o que retificar. O que já declara a alguns anos, se tiver acesso as informações daquele ano, retifique com os mesmos valores. O programa vai entender que é uma retificação.

"e em caso de solicitar o requerimento junto a RF, como devo solicitar"
Requerimento simples:
" Eu, José Bento de Andrade, - dados do contribuinte, endereço, cpf, etc... solicito o cancelamento do envio da declaração exercício 2018, ano base 2017, conforme recibo de entrega XYZ, por erro na baixa do programa.
Anexo encaminho cópia do recibo da DAA bem como cópia dos  informes de rendimento do exercício de 2019, ano base 2018"

Se não houvesse duvidas, erros, o Fórum não existiria. Lapsos como esses seu acontecem.
É interessante seguir a orientação do Manoel. Creio que já foram processadas, mas, se foram recusadas voce não precisa corrigir nada.
Duvidas como consultar, volte a postar


walesca

Walesca

Iniciante DIVISÃO 3, Enfermeiro(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 09:59

Jose Bezerra Conceição  Perfeito, muito obrigada. Porém para enviar este requerimento simples, por onde devo seguir? É pelo próprio programa que devo encaminhar este requerimento? Se sim em qual item? Ou devo encaminhar por algum site especifico? Ou devo ir até a RF para fazer a entrega deste requerimento pessoalmente? Se sim, é preciso fazer o agendamento para atendimento físico?

Te agradeço imensamente, o Sr. está me dando um alivio, pois estou vendo que há como resolver. 




jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 10:09

Tem como resolver.
A RF tem mudado muito, inclusive no acesso a informação. Vou pesquisar e aviso. Talvez o Manoel ou outro forense possa nos ajudar. É sempre bem vindo.
Já enviou as declarações no programa certo?
Conseguiu acessar o ECAC para saber se foram processadas?

walesca

Walesca

Iniciante DIVISÃO 3, Enfermeiro(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 10:12

Jose Bezerra Conceição Irei enviar no programa correto agora mesmo. Aguardo as demais orientações para efetuarmos o cancelamento das transmitidas erroneamente. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.