Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 69

Perda de dependência no IR por herança de terreno

Enir Maria Palandi

Enir Maria Palandi

Iniciante DIVISÃO 2 , Proprietário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 09:58

Bom dia! Minha mãe é minha dependente e recebeu parte de um terreno como herança. Coloco o bem em Isentos e não tributáveis,então  aparece que ela não pode mais ser minha dependente. Mas como, se nem tomou posse do dinheiro e depende de mim para se sustentar? O item 336 do Perguntão da Receita diz que não perde o direito de ser dependente, mas é meio vago...Grata!

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 11:07

Bom dia, Enir.
Se ela não apresentou declaração, pode ser isto:

Pais que, em 2018, receberam rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.847,76. (Se Declaração de Ajuste Anual ou Declaração Final de Espólio)
Pais que, em 2018, receberam rendimentos, tributáveis ou não, não superiores à soma dos limites de isenção mensal (R$ 1.903,98, meses de Janeiro a Dezembro) correspondentes aos meses abrangidos pela declaração. (Se Declaração de Saída Definitiva do País)

Duvidas, volte a postar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade