Caroline
Iniciante DIVISÃO 5 , Relações PúblicasBoa noite pessoal. Estou desesperada sobre assunto e gostaria de ajuda para resolve-lo.
No final de 2017, fui contratada por um agência para iniciar um trabalho na modalidade MEI (PJ) na prefeitura de uma cidade vizinha a minha. Seria contratada da agência, porém trabalhei fisicamente na prefeitura de janeiro/18 até julho/18. A contabilidade da agência que abriu meu MEI e todo o mês eu pagava a DAS, certinho.
Porém, assim que sai da prefeitura, dei baixa no meu mei e na inocencia (e burrice) vi uma aba de reestituição de valores, e fiz a solicitação. Não recebi nada, e alguns meses depois vi em um tópico que tinha que ter feito a declaração anual de rendimento - e fiz. Isso se não me engano foi em dezembro/18.
A alguns dias recebi uma cartinha da receita federal informando o seguinte:
"Pelo presente, comunico a V.Sª que, em verificações preliminares para o pagamento do saldo credor do processo acima identificado, constatou-se a existência de débitos administrados pela RF em aberto e/ou inscritos em Dívida Ativa da União, relacionaods abaixo.
Com fundamento nos artigos 73 e 74 da Lei nº9.430, de 27 de dezembro de 1996, do artigo 7º do Decreto-Lei nº2.287, de 23 de julho de 1986, e do Decreto nº 2.138 de 29 de janeiro de 1997, informa-se que o valor do crédito reconhecido será compensado com os débitos existentes, na ordem de prioridade pela legislação.
Para manifestar-se quanto à compensação, fica V.Sª notificado a comparecer na unidade da Receita Federal de sua jurisdição, no prazo de 15 dias contados da ciência desta. A não manifestação implicará na concordância do procedimento de compensação."
Eu fiquei aterrorizada, até porque não entendo NADA sobre o assunto, e fui até a unidade da RF mais próxima, onde não tive ajuda nenhuma. Somente me falaram para ler o manual, o que eu fiz e descobri que na minha declaração anual eu não mencionei que havia baixado o MEI. Fiz uma retificação, porém o valor continua sendo cobrado com juros, e eu não tenho o dinheiro para pagar agora.
Alguem sabe me explicar o porquê dessa cobrança, e o que acontece se eu não pagar?
Agradeço de coração se alguem puder me ajudar a entender isso.