x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.133

INSS Carnê Leão e livro Caixa.

Thiago Lima

Thiago Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 abril 2019 | 09:09

Bom dia.

Tenho uma dúvida sobre a contribuição previdenciária do Programa carne leao. No caso da GPS paga, lançamos no mês do pagamento ou no mês da competência da GPS?
Exemplo:  Rendimento mês 08/2018 de R$ 3.000 com GPS de R$ 600,00 paga em 15/09. No programa do carnê leão essa GPS entrará na aba de previdência no próprio mês de Agosto ou Setembro? Desde já, agradeço.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 abril 2019 | 10:55

Colega no mes do pagamento, pois se trata de um livro Caixa, sendo assim so pode receber lançamentos em seus encaixe ou desencaixe.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Thiago Lima

Thiago Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 abril 2019 | 11:35

Entendi. Eu fiquei em dúvida porque o Ir a pagar do carnê leão deve ser colocado na aba IR pago referente ao mês do rendimento, mas o vencimento é sempre no mês seguinte. Por isso fiquei em dúvida do porque o Ir a pagar entra no mês do rendimento e a GPS no mês do pagamento. Lembrando que a GPS que me refiro ela não entra no lançamento do livro caixa, ela é incluída na aba previdência do demonstrativo. Aí meu questionamento se devo lançar na aba da previdência no mês do seu rendimento ou do pagamento.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Sábado | 27 abril 2019 | 13:16

Boa tarde, Manoel e Thiago.

No livro caixa é lançado pela data do pagamento.  Mas, vejam esta orientação da receita :
As informações a seguir devem ser observadas pelo declarante que não importar os dados do programa Carnê-Leão 2018 ou, se o fizer, necessitar complementar os dados dessa ficha. Informe o valor do Carnê-Leão pago (campo 07 do Darf) , na linha correspondente ao mês do recebimento do rendimento (aba “Outras Informações”), independentemente da data em que tenha ocorrido o pagamento do imposto. 
Fonte: receita federal(evidentemente vale para as deduções)

Estas são as letrinhas imperceptíveis em um  contrato de financiamento que o gerente diz: assine aqui.







...)

Thiago Lima

Thiago Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 abril 2019 | 13:43

Pois é José, obrigado pela sua ajuda. Eu já tinha visto isso sobre o DARF, por isso me abriu questionamento quanto ao GPS e não encontrei respaldo em nenhum lugar. Acaba confundindo a gente pois o livro caixa deveria ser todo por regime caixa. Aí vem essa orientação de colocar no mês do recebimento. Complicado. Continuamos sem certeza absoluta quanto a GPS. Tenho colegas que lançam a GPS sempre na aba da previdência do mês seguinte ao rendimento e tenho outros que lançam no próprio mês, independente de pagarem no mês seguinte. :(

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.