FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Como declarar imposto de renda MEI acrescentando valores recebidos sem nota (para consumidor final)
Renata
Iniciante DIVISÃO 3 , Jornalista
há 6 anos Sábado | 27 abril 2019 | 16:55
Comecei a fazer meu imposto de renda (sou MEI há dois anos) e a acrescentar valores de algumas notas fiscais online que emiti para as empresas que tomaram meu serviço (serviços de jornalismo). Porém, se eu somar apenas esses valores não atinjo o mínimo para declarar, mas realizei outros trabalhos para pessoas físicas (pessoas que têm blogs/sites, mas não têm CNPJ). Em meu DAS mensal, esses valores constam como recebidos, mas na declaração de imposto de renda não há campo para colocar esses ganhos. Como devo proceder? Só com esses valores poderei declarar! Penso que devo declarar, pois recebi além do mínimo, mas não sei com proceder! Grata.
Manoel Luiz Ribeiro Silva
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 28 abril 2019 | 09:01
Renata
Leia post de hoje, que coloquei. Fique atenta, você tem que fazer duas declarações a da PF, e a do MEI CNPJ, que pode ser feita ate Maio, mas a da PF e agora ate 30/4 . Vamos as suas duvidas. Você releia as instruções, e o manual de ajuda, declare dentro do limite, se declarar a maior vai ser excluída e pagara os acréscimos. Outro cuidado e com as compras e com os cartões de credito, maquininhas de recebimentos e movimentação financeira tanto do seu CPF, como do seu CNPJ do MEI pois as informações, serão cruzadas, pelo sistema DECRED, e pegam mole mole, e ai o Leao aparece, pra te pegar.
Sds. Ribeiro
Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista
https://www.orgribeiro.com.brContador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem - Veritas Lux Mea
Renata
Iniciante DIVISÃO 3 , Jornalista
há 6 anos Segunda-Feira | 29 abril 2019 | 05:02
Bom dia Manoel, obrigada pela resposta. Mas há algum capo para eu colocar os valores recebidos do consumidor final (sem cnpj). Porque só encontro a aba "rendimentos recebidos de pessoa jurídica".
Vou citar um exemplo q nada tem a ver com o meu. Imagine um pipoqueiro que seja MEI e faça suas vendas apenas ao consumir dor final e tenha recebido 30 mil. Como ele faz para declarar imposto de renda pessoa física se só há campo para colocar PJ?
Atenciosamente,
Renata