x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 180

Venda no cartão sem NF

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 09:50

Bom dia,
Deparamos com um cliente nosso que somente algumas vendas ele tira nota, outras realiza a venda no cartão mas não emiti cupom/nota. Essas receitas vinculadas ao cartão sem qualquer documento fiscal, é possível realizar a contabilidade destes? 

as receitas apenas com notas que foram realizadas o tributos e as que não tiveram recebemos só agora com o extrato bancário, como proceder?

Memento Mori.
William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 15:35

Boa tarde Thais.
No seu lugar retificaria tributando esses valores, vou te dar um exemplo:
Aqui no estado do RJ existe o sistema fisco fácil onde são apresentados todos os valores de receita por cartões e quando ocorre divergência a empresa fica impossibilitada de tirar certidão e em caso de fiscalização ele solicita a retificação de todos os meses divergentes mesmo estando sem NF-e e NFC-e emitidas, vejo que isso é o de menos para eles o importante é o recolhimento dos tributos e impostos.

Juliano Calixto

Juliano Calixto

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Tributário
há 4 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 17:31

Thais Cristina, boa tarde, tudo bem,?

Na verdade, mesmo que ele não emita notas fiscais desses produtos vendidos no cartão, é necessário e obrigatório considerar como recebimentos.

Toda movimentação financeira feita em maquininha de cartão, é informada pela administradora de cartões à Receita Federal, que vai cruzar as informações, e caso o cliente esteja informando o faturamento sem as Receitas do Cartão, haverá fiscalização, posterior autuação por sonegação, e a empresa terá que recolher os impostos sobre a diferença de receita, com multas, juros e autuação que pode chegar a 225% sobre o montante, dependendo da análise do fiscal responsável.

Tomem muito cuidado com este tipo de movimentação, informe seu cliente da necessidade de informação destas receitas juntamente com o restante do faturamento, para evitar problemas futuros, principalmente porque toda a culpa de erro na apuração de impostos cai sobre o Contador.

Qualquer dúvida permaneço à disposição.

Juliano Calixto
Calixto Tax & Business Consulting
Especialista em Abertura, Encerramento e Regularização de Empresas e de Pessoa Física, Consultoria tributária, parcelamentos tributários convencionais e especiais, diligências até órgãos para regularização de pendências e fiscalizações.
(11) 97105-3137
E-mail: [email protected]
*Contato meramente profissional, e-mails ou mensagens com "duvidas" ou pedidos de "ajuda" serão ignorados, para duvidas utilize o fórum, irei respondendo na medida que meu tempo livre permitir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.