x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 110

Declaração de Imposto de Renda de autônomo SEM COMPROVANTE

Davi Conceição Ferreira

Davi Conceição Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 18:04

Amigos,

Um amigo meu é músico, ele não possui MEI (estou resolvendo com ele para abri-lo e ele tem uma renda mensal que gira em torno de 4mil reais por mês. 
Ele não emite nota fiscal, muito menos RPA ou algo assim. 

A única coisa que ele tem são recibos mensais que ele pede pros donos dos bares em que ele toca assinar, mas são recibos simples. Como ele recebe o dinheiro na mão ele já paga as coisas e não deposita quase nada em banco.

Ele está pensando em declarar o IR (mesmo em atraso) para poder financiar um imóvel.

Eu posso declarar o IR dele com esses comprovantes? Haverá algum problema no financiamento dele? O que vocês recomendariam?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 17 maio 2019 | 09:16

Bom dia, Davi.

Nos últimos 5 anos ele pode apresentar DAA. 

Consequências:

1-  Não havendo imposto, sem problemas. Se houver, pagará além deste multa de 165,00 por declaração em atraso.
2-  Em qualquer condição, há o risco de pagar 20% sobre o valor declarado a titulo de previdência social.
3 - Os recibos simples podem servir de base para a DAA. É bom constar o CPF do pagador no recibo.

Envolvendo operação de risco, caberá a ele decidir

Duvidas, volte a postar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade