x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 139

Dúvida sobre Dirf entregue fora do prazo

Renato Menezes Moreira da Rocha

Renato Menezes Moreira da Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 12:20

Amigos,
  Boa Tarde,

         Entreguei uma Dirf 2018 ano-base 2017 de uma empresa de lucro presumido, contendo um funcionário que não teve Irrf retido ao longo de todo ano, apenas com salario e previdência, e informação de dividendos da sócia apenas isso e transmiti e não me foi gerado notificação de multa saiu apenas o recibo, está certo isso? mesmo entregando fora do prazo se não tiver valores a recolher de Irrf não precisa pagar multa?


                                                                                                                                                                                                  Obrigado,
                                                                                                                                                                                            Renato Menezes
                                                                                                                                                                                                  Contador
   

ENUSIA

Enusia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 15:33

Boa tarde Renato

A multa é lançada automaticamente quando a declaração é entregue em atraso, independente das informações que contém.

Ela é acessada pelo próprio programa gerador da DIRF, quando se imprime o recibo de entrega, aparecem sucessivamente duas janelas de impressão. A primeira imprime o recibo, e logo após aparece a segunda, com a notificação contendo os dados para preencher o DARF, ou já o DARF já preenchido, agora não me recordo.

Renato Menezes Moreira da Rocha

Renato Menezes Moreira da Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 16:49

Enusia,
  Boa Tarde,

         Esse procedimento eu sei, enviei anteriormente a esta uma com darfs retidos 1708 e 5952 e saiu a notificação e multa, a minha dúvida é sobre esta que mencionei, apenas um funcionário com salario baixo e informações de sua previdencia e informações de dividendos da sócia, apenas saiu o recibo e não saiu notificação nem a multa, a minha dúvida é será que é por que não teve impostos devidos no ano calendário, acredito que seja isso, o motivo pela não cobrança da multa.

ENUSIA

Enusia

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 17:00

Entendi.

Encontrei essa informação  no perguntas e respostas da revista Econet, mas não tem fundamentação legal.

14.3. O contribuinte não obrigado à entrega da declaração está sujeito a multa se entregá-la fora do prazo?
Resposta: Não há cobrança de multa para o contribuinte desobrigado a apresentar a declaração.

Renato Menezes Moreira da Rocha

Renato Menezes Moreira da Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 18:23

Enusia,

        Eu desconfiava que seja por que não é efetivamente obrigada a entrega, muito obrigado por sua ajuda.


                                                                                                                                                                                  Renato Menezes
                                                                                                                                                                                         Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.