Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 78

Dúvidas sobre tributação de aluguel, quanto a base de cálculo e tributação.

Carlos Alberto da Silva

Carlos Alberto da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 14:52

Tenho um cliente, clinica médica, esta no lucro presumido, cumulativo. Tem como base de cálculo dos impostos IRPJ e CSLL o faturamento de serviços em 8%. Ocorre que essa clinica alugou (não há CNAE de aluguel no contrato social da clinica) para uma outra clinica o uso de equipamentos, pelo qual recebeu aluguel. A minha dúvida é:  como tributar a receita de aluguel quanto ao PIS, COFINS, IRPJ e CSLL e a base de cálculo?

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 16:37

Boa tarde Carlos! Como vai? 

Carlos como não ha no contrato social a atividade de aluguel de equipamentos, as receitas provenientes desse aluguel não será oferecida à tributação da COFINS e do PIS. Em relação ao IRPJ e a CSLL, por se tratar de receitas atípicas da atividade da empresa, você agregara a mesma á base de cálculo do IRPJ e da CSLL. É como se você recolhesse sobre a receita 15% para o IRPJ e 2,44% para a CSLL.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.