x
2019-07-01T16:02:35-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 409

REPARCELAMENTO SIMPLES NACIONAL

há 39 semanas Segunda-Feira | 1 julho 2019 | 16:02

Boa Tarde,

Preciso de uma orientação sobre a Resolução CGSN nº 142, de 21 de agosto de 2018, que permite mais de um parcelamento/reparcelamento por ano nesse exercício de 2019. Tenho um caso de uma empresa que precisa incluir em um parcelamento feito em janeiro/2019 alguns débito adquiridos em meses subsequente ao pedido parcelamento.

"d) Art. 55. No âmbito de cada órgão concessor, serão admitidos reparcelamentos de débitos no âmbito do Simples Nacional constantes de parcelamento em curso ou que tenha sido rescindido, podendo ser incluídos novos débitos, concedendo-se novo prazo observado o limite de que trata o inciso I do art. 46 (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 21, § 18)." 

Algum colega já passou por essa situação e pode me dar uma dica,

Desde já meu obrigado.

há 38 semanas Quinta-Feira | 4 julho 2019 | 17:18

Boa tarde,

Conforme manual do Simples Nacional:

4.13. Posso desistir do parcelamento (débito parcelado na RFB)?
Sim. Existe funcionalidade que permite ao contribuinte desistir do parcelamento
solicitado (no Portal do Simples Nacional: Parcelamento – Simples Nacional >
Desistência do Parcelamento).
Se a desistência for solicitada no mesmo ano-calendário do pedido, o sistema só
permitirá fazer um novo pedido de parcelamento no ano-calendário seguinte.

Exemplo: Parcelamento solicitado em 15/02/2017. Caso desista desse
parcelamento no próprio ano-calendário de 2017, somente será possível solicitar
novo pedido de parcelamento a partir de 01/01/2018, ainda que para parcelar
novos débitos

há 5 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2020 | 11:44

Bom dia!

Já li a respeito mas ainda estou com dúvida, pois não acho tema parecido.. Em caso de reparcelamento do simples, como fica a contabilização do novo saldo?

Estou fazendo assim:

D- Simples Nacional (PC) ---- os valores dos PA que irão p/ a conta de parcelamento
C- Parc. SN (PC)------ 
C- Parc. SN (PNC)

D- (-) Juros a transcorrer (PC)
D-(-) Juros a transcorrer (PNC)
C- Parc. Sn (PC)
C- Parc. SN (PNC)

Estou lançando a diferença, mas não fecha o lançamento. Não teria que criar uma conta de de ajustes no patrimônio líquido? Justamente pra que o saldo anterior que são de outros anos, possam ser baixados e depois fazer o lançamento com o espelho do parcelamento?
Não estou entendendo. Sorry : (

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.