x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 83

Renata Torres

Renata Torres

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 julho 2019 | 17:47

Boa tarde colegas!

Estou com a seguinte situação:
O cliente pagou o IRPJ a maior.
Entrei no Per/dcomp para fazer a declaração de compensação.
Até ai, ok.
Minha dúvida é: Já sei que só consigo compensar esse valor pago a maior no mesmo tributo, que foi o IRPJ trimestral. Quando vou preencher tem o campo que devo selecionar qual o débito a ser compensado. Eles já pedem o valor principal do tributo, mas eu não tenho como saber, pois ele só será apurado no próximo trimestre...
Como faço isso?
Será que terei que esperar até o próximo trimestre para já ter o valor do IRPJ e assim entrar no per/dcomp pedindo a compensação?
Ou estou preenchendo errado?
Alguém pode me ajudar?

BRUNO DIEGO

Bruno Diego

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 11:04

Bom dia!

Olá renata, tudo bem?

Deixa eu ver se entendi...

O cliente pagou o IRPJ a maior.
Já fez o ajuste na DCTF, para que a SRF entenda que há um crédito a compensar?

Entrei no Per/dcomp para fazer a declaração de compensação.
Até ai, ok.
Minha dúvida é: Já sei que só consigo compensar esse valor pago a maior no mesmo tributo, que foi o IRPJ trimestral. Quando vou preencher tem o campo que devo selecionar qual o débito a ser compensado. Eles já pedem o valor principal do tributo, mas eu não tenho como saber, pois ele só será apurado no próximo trimestre...
Se você não tem o valor a ser compensado, como você quer compensá-lo? é preciso aguardar a apuração do próximo trimestre, para saber o quanto você poderá compensar. Esta compensação (DCOMP) só será "concretizada" com o envio da DCTF do período do imposto creditado. Você pode compensar qualquer imposto do âmbito federal, exceto INSS, com este crédito e não somente o IRPJ trimestral.   

Como faço isso?
Será que terei que esperar até o próximo trimestre para já ter o valor do IRPJ e assim entrar no per/dcomp pedindo a compensação?
Ou estou preenchendo errado?
Alguém pode me ajudar?

Se não te ajudei com a explanação acima, me retorne.

Abraços

Analista Tributário
Bruno Diego
Rio de Janeiro / RJ
brunodiegoms@hotmail.com

Compartilhando conhecimentos e experiências...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: