x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 95

IRRF mais de uma empresa em uma mesma guia

Alex Santos Lopes

Alex Santos Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 10 julho 2019 | 17:09

Boa tarde Colegas Contadores!

Talvez seja uma pergunta ruim mas infelizmente nesse momento pra mim é uma dúvida!
Tenho uma empresa que todos os meses tem o IR retido na fonte de várias empresas prestadoras de serviços, eu sempre fiz as guias no SICALC com o código 1708, de retenção por retenção, ou seja, eu emitia uma guia a cada empresa de serviço que fez a retenção, porém trocamos nosso sistema de automação contábil e neste novo programa o sistema está sugerindo que eu some todas as retenções de IR do mês e gere uma única guia. A pergunta é: Posso gerar uma guia só, de todas as retenções realizadas no mês ou tenho obrigatoriamente que fazer uma guia para cada retenção feita por cada empresa prestadora de serviços separadamente? Desde já agradeço a atenção de vocês.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 10 julho 2019 | 21:01

A regra é fazer uma guia darf para todas as retenções efetuadas no mês sob o mesmo código.
É claro que nada impede de vc fazer uma guia para cada retenção mas não é adequado, pois ao fazer a DCTF vc precisará listar todos os darfs ao invés de um para zerar o débito declarado.
O controle de cada retenção vc faz à parte e depois individualiza na DIRF.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.