Brunna Ferreira
Iniciante DIVISÃO 5 , Produtor(a)Olá!
Gostaria de compreender uma questão sobre o período de faturamento para cálculo da alíquota que incide no DAS.
O cálculo é feito sobre os 12 meses precedentes, independente do mês do ano?
Por exemplo, se uma nota for emitida em março de 2020, o período a ser considerado será de abril de 2019 a março de 2020? Mesmo incluindo meses de anos diferentes?
Tudo o que pesquisei leva a entender que são os 12 meses precedentes, mesmo que incluam meses do ano anterior. Pergunto, pois meu contador disse o seguinte:
" O limite do ME de 180 mil para a alíquota de 6% é proporcional, ou seja, se você emitir 100 mil, e Receita calculará sua alíquota com base no faturamento de 1.200,000,00 (100 mil x 12 meses). Nesse caso sua alíquota será de aproximadamente 7,5%.A alíquota também poderá variar de acordo com o que já foi faturado pela sua empresa. Em qual mês você acha que emitirá essa nota para eu simular?"
Primeiro, de tudo o que li, a alíquota para acima de 180mil seria 8,6%. Segundo, considera o cálculo genérico de "100 mil x 12 meses". Por fim, me pergunto se a pergunta sobre o mês de faturamento tem a ver com a emissão da nota no início ou no final do ano.
Pelo que entendo, a forma de cálculo seria segundo o que demonstra este site: https://enotas.com.br/blog/pagamento-impostos-simples-nacional/
Obrigada pela atenção!