x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 177

Venda de veículo usado pela emprsa

Ewerton Luna

Ewerton Luna

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 04:53

Bom dia amigos, gostaria que me tirassem uma dúvida. A empresa comprou um veículo 0KM em Setembro/2015 por R$ 42.613,05. E agora no mês de Agosto/2019 pretende vendê-lo. Minha primeira dúvida é, a nota fiscal deve ser como venda de ativo imobilizado ou baixa de patrimônio? Qual seria o CFOP e o CST ou CSOSN?

Lembrando que a empresa é Simples Nacional.

E uma outra dúvida sobre o valor depreciado, este veículo está na tabela fipe por R$ 34.000,00, e a empresa consegue vendê-lo no mínimo por R$ 30.000,00.

Pelos cálculos que fiz daria uma depreciação de 20% ano, sendo R$ 710,00 ao mês. Contando com este mês de agosto seriam 47 meses desde a compra do veículo. Então nesse cálculo o valor do ativo seria de míseros R$ 9.232,80 sendo que ele tem valor de mercado e vale no mínimo R$ 25.000,00. Considerando que esta conta esteja correta, e a empresa tenha vendido o carro por 30.000,00, seria 30.000,00 - 9.232,80 = 20.767,20 x 15% = R$ 3.115,00.

Se a conta estiver correta, é verdade mesmo que a empresa tem que pagar 3 mil reais para o governo mesmo tendo tanto prejuizo com a depreciação real? E se sim como emite essa guia de imposto? Tira a nota fiscal do veículo e gera a guia na mesma hora e paga?

Obs.: eu acho isso um absurdo, mesmo nós brasileiros tendo tanto prejuízo com veículos, na hora de vender dizem que temos ''ganho de capital''.

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 16:49

Boa tarde,

Deve emitir a nota com CFOP 5551 - VENDA DE BEM DO ATIVO IMOBILIZADO CSOSN 400

Tem que pagar sim, pois houve lucro na venda.

O IR sobre o ganho de capital  deve ser recolhido através de uma DARF, com o código 0507 “IRPJ-GANHO CAP-ALIENAÇÃO ATIVOS ME/EPP OPTANTES SIMPLES NACIONAL”, vencimento dia 20 do mês subsequente, e tal valor deve ser lançado contabilmente em “Ganho de Capital” em uma conta de resultado.

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 17:37

boa tarde !
Você tem que levar em conta o beneficio econômico que o carro forneceu a empresa, ou seja, a empresa utilizou o carro para prover sua atividade (gerando receitas) e tendo a depreciação pelo seu uso, e agora no final do ciclo a empresa esta vendendo o carro por um valor maior, tem que recolher o ganho de capital.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade