x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 139

Venda de veículo usado pela emprsa

Ewerton Luna

Ewerton Luna

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 04:53

Bom dia amigos, gostaria que me tirassem uma dúvida. A empresa comprou um veículo 0KM em Setembro/2015 por R$ 42.613,05. E agora no mês de Agosto/2019 pretende vendê-lo. Minha primeira dúvida é, a nota fiscal deve ser como venda de ativo imobilizado ou baixa de patrimônio? Qual seria o CFOP e o CST ou CSOSN?

Lembrando que a empresa é Simples Nacional.

E uma outra dúvida sobre o valor depreciado, este veículo está na tabela fipe por R$ 34.000,00, e a empresa consegue vendê-lo no mínimo por R$ 30.000,00.

Pelos cálculos que fiz daria uma depreciação de 20% ano, sendo R$ 710,00 ao mês. Contando com este mês de agosto seriam 47 meses desde a compra do veículo. Então nesse cálculo o valor do ativo seria de míseros R$ 9.232,80 sendo que ele tem valor de mercado e vale no mínimo R$ 25.000,00. Considerando que esta conta esteja correta, e a empresa tenha vendido o carro por 30.000,00, seria 30.000,00 - 9.232,80 = 20.767,20 x 15% = R$ 3.115,00.

Se a conta estiver correta, é verdade mesmo que a empresa tem que pagar 3 mil reais para o governo mesmo tendo tanto prejuizo com a depreciação real? E se sim como emite essa guia de imposto? Tira a nota fiscal do veículo e gera a guia na mesma hora e paga?

Obs.: eu acho isso um absurdo, mesmo nós brasileiros tendo tanto prejuízo com veículos, na hora de vender dizem que temos ''ganho de capital''.

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 16:49

Boa tarde,

Deve emitir a nota com CFOP 5551 - VENDA DE BEM DO ATIVO IMOBILIZADO CSOSN 400

Tem que pagar sim, pois houve lucro na venda.

O IR sobre o ganho de capital  deve ser recolhido através de uma DARF, com o código 0507 “IRPJ-GANHO CAP-ALIENAÇÃO ATIVOS ME/EPP OPTANTES SIMPLES NACIONAL”, vencimento dia 20 do mês subsequente, e tal valor deve ser lançado contabilmente em “Ganho de Capital” em uma conta de resultado.

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2019 | 17:37

boa tarde !
Você tem que levar em conta o beneficio econômico que o carro forneceu a empresa, ou seja, a empresa utilizou o carro para prover sua atividade (gerando receitas) e tendo a depreciação pelo seu uso, e agora no final do ciclo a empresa esta vendendo o carro por um valor maior, tem que recolher o ganho de capital.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.