x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.897

socio ja c/empresa existente inativa

MONICA BATISTA SANTOS LIMA

Monica Batista Santos Lima

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 11:00

Bom dia
Estou fazendo abertura de uma sociedade,sendo q/um dos (sócios joão) ja tem uma empresa inativa a 13 anos,o capital da empresa é de 30.000,00. Para esse sócio a divisão ficou R$ (10.000,00-joão) E OUTRO (20.000,00 joaquim).Verifiquei na junta ,e posso coloca-lo (joão)como só ele pode assinar e fazer retirada, na junta eles me avisaram q/ é indiferente, e para a receita federal pode ser assim tbém?E não pode ser simples a empresa?obrigada

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 16 anos Sábado | 16 janeiro 2010 | 16:01

Mesmo sendo sócio em uma empresa inativa, se a empresa estiver sem débitos, ou seja, entregando todas as declarações, ele pode ser sócio em outra.
Para se enquadrar no Simples é preciso ver como a outra empresa está enquadrada.
O melhor mesmo é encerrar a outra empresa, pois já está inativa há muitos anos e não está sendo mais necessária.

APARECIDA MOTA
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 17 janeiro 2010 | 10:53

Bom dia Monica Batista Santos Lima!


Diferentemente do que dise nossa amiga Aparecida Mota, você não precisará efetuar a baixa desta empresa inativa para do sócio "João" para que este possa constituir uma nova empresa e ainda, para que esta empresa possa ser Simples Nacional.

O sócio "João", sendo Empresário de uma empresa (mesmo que inativa há anos), poderá sim ser sócio de quantas empresas desejar mas, se estiver interessado em optar pelo Simples Nacional, somente o poderá fazer se o faturamento global destas empresas não ultrapassar o limiter de faturamento, que atualmente é de R$ 2.400.000,00.

Temos no Fórum Contábeis várias postagens tratando deste assunto e, você poderá fazer uma pesquisa que encontratá muitas orientações importantes.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade